sábado, 31 de janeiro de 2009

Exposição Margaret Mee

O primeiro contato que tive com Margaret Mee foi durante minha infância, pois lembro-me de que a loja O Boticário, durante certa época, utilizava as ilustrações dessa doce senhora em suas sacolas. Mas isso quando O Boticário era mais uma botica do que o modo como se encontra hoje, com uma loja em cada esquina.

Eu era pequena e não dei atenção. Até que li no jornal, semana passada, que estava acontecendo uma exposição em SP em homenagem ao centário dela.

Fui hoje, com meu marido e meu filho, à Pinacoteca do Estado de São Paulo para ver a exposição. Lindíssima, lá foi possível ver de perto as maravilhosas ilustrações dessa senhora inglesa radicada no Brasil, assim como algumas das tintas que ela utilizava em suas aquarelas e objetos que ganhava dos índios brasileiros em suas expedições.

As obras vieram do acervo de Burle Marx, do Instituto de Botânica de São Paulo e de mais um lugar do qual não lembro o nome (rs). Havia também um vídeo, trecho de um programa de televisão, mostrando a senhorinha (frágil só fisicamente, mas com uma mente deslumbrante) desbravadora da Amazônia e do Brasil.

Gostaria de deixar registrado aqui o site da Fundação Margaret Mee, mas lá eles dizem que o site está "em eterna construção, como a maioria das orquídeas". Brincadeira bonitinha, mas acho uma falta de consideração com o trabalho da artista, sinceramente.

Outra falta de respeito, na minha opinião, foi a Pinacoteca não ter em sua lojinha um mísero souvenir sobre Margaret Mee.

All in all, foi um prazer ver ilustrações tão belas. Tanto do ponto de vista da mulher que ama plantas quanta do profissional que edita livros - muitas das ilustrações de Margaret foram feitas para as páginas dos livros de botânica.

PS: Eu não vi os tais cadernos que a matéria abaixo cita...

==========

As aquarelas de Margaret Mee

A Pinacoteca do Estado de São Paulo inaugura exposição que homenageia os 100 anos de nascimento da artista


A Pinacoteca do Estado de São Paulo abre no próximo dia 25 de janeiro a exposição Margaret Mee – 100 anos de vida e obra. A mostra traz cerca de 100 obras de uma das mais importantes artistas e ilustradoras botânicas do século XX, que traduziu o deslumbramento pelas flores brasileiras em aquarelas.Entre as obras selecionadas para a exposição estão 59 aquarelas dedicadas à espécie das Bromeliáceas. Há ainda 17 obras da coleção Roberto Burle Marx e desenhos inspirados na caatinga brasileira. Serão expostas ainda quatro folhas de cadernos que Margaret usava durante as mais de 15 viagens que fez ao Brasil, com anotações que registram detalhes de cor, textura e aspecto de cada flor. Além de objetos de viagens, como presentes recebidos por tribos indígenas, pequenos troncos, bússola e pincéis. Margaret Mee – 100 anos de vida e obra.

ONDE: Pinacoteca do Estado de São Paulo - Praça da Luz, 2, São Paulo.
QUANDO: De 26 de janeiro até 15 de março de 2009, de terça a domingo, das 10 às 18h. QUANTO: R$ 4,00 e R$ 2,00 (meia). Grátis aos sábados.
CONTATO: (11) 3324-1000

3 comentários:

Luciana Onofre disse...

Indico teu blog ao Prêmio Dardos, te convido a passar no Crianças Pagãs e colher o selo.
E repassá-lo a blogs que incentivem a cultura na net.

Besos,

Luciana

Luciana Onofre disse...

O que é o Prêmio Dardos?




"Com o Prêmio Dardos reconhecem-se os valores que cada blogueiro emprega ao transmitir valores culturais, éticos,literários, pessoais, etc. que, em suma, demonstram a sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre as suas letras, entre as suas palavras. Esses selos foram criados com a intenção de promover a confraternização entre os blogueiros, uma forma de demonstrar carinho e reconhecimento por um trabalho que agregue valor à Web.”

Alessandra Godinho disse...

Visitei a expo sição dos 100 anos da Margaret Mee aqui em BH. Fiquei comovida pela beleza de seu trabalho e chorei em diversos momentos. Grande mulher!
Grande abraço,
Alessandra