terça-feira, 11 de novembro de 2008

A Vassoura - Parte 1


Bom, faz tempo que não escrevo textinhos mais didáticos, então resolvi sair do armário e escrever sobre... a vassoura! Do ponto de vista da bruxa, é claro! Preparem-se porque vem bastante informação por aí!



A VASSOURA - PARTE 1

A vassoura tem sido associada ao feminino e ao mágico desde os tempos de Roma. Em algumas tradições também tem sido associada a cerimônias de casamento celebradas por sacerdotisas (você já viu algum filme em que os ciganos pulam uma vasoura nos rituais de casamento?).

Outras tradições, como a nórdica e a européia, fazem o ritual da vassoura no ano novo, mas isso não é uma regra e costuma variar de família para família. Esse ritual consiste em varrer, com força e intenção, as energias ruins do ano que fica para trás para fora da casa. A sujeira que vai para fora é levada pelo vento do inverno - lembre-se de que estamos falando do Hemisfério Norte. Essa vasoura era deixada do lado de fora para fazer com que as energias ruins não retornassem a casa e uma outra era providenciada, sendo abençoada com os desejos e intenções para o ano vindouro. Com esta vassoura eram "varridas" as coisas boas para dentro da casa.

Na casa da minha avó, quando ela queria que visitas não desejadas fossem embora logo, tratava de colocar uma vassoura atrás da porta. Já ouvi dizer que uma variação desta prática é manter a vassoura atrás da porta de modo que a tal visita nem chegue perto da casa!

Agora, fica aqui a sugestão de uma "prática espiritual" com a vassoura: da próxima vez que estiver varrendo sua casa, pense no suporte que o chão significa para seus pés e na proteção que o teto lhe dá diariamente. Sinta o espaço entre os dois e agradeça. Perceba também a força de seu corpo ao varrer. Esta prática eu peguei emprestada dos "treats" diários que a sacerdotisa americana Ezevia Rose envia sempre que possível. Fica aí algo para se pensar.

2 comentários:

Iony disse...

Que vergonha, eu não tenho vassoura!!! Acho super lindo e super valido! Essa da vassoura atras da porta é infalivel, aqui em casa tb temos isso!

Anônimo disse...

muito revelador! eu odeio visitas e mantinha minha vassoura atrás da porta assim, instintivamente!!! amei!