sábado, 27 de agosto de 2011

Conectando as crianças à natureza




Esta semana eu estava ouvindo um programa de rádio com Jon Young, que falava sobre a importância de "mentores" que ajudem as crianças a se reconectarem com a natureza.

Jon faz parte de uma organização que oferece esse tipo de "serviço" e também é autor de um livro muito importante nesta área, chamado "Coyote's Guide to Connecting with Nature". Na entrevista, ele falava de crianças com hiperatividade cujo melhor tratamento deve ser o contato com a natureza, da importância de adultos que ajudem a criança a fazer essa reconexão com o mundo natural e outros assuntos, mas parecia que aquela conversa toda, de pouco mais de uma hora, não entrava totalmente na minha cabeça...

E então hoje, um sábado ensolarado depois de dias de frio, eu e minha família demos um passeio inesperado. Fomos a um alambique, que, segundo os homens que cuidam dele hoje, tem mais de duzentos anos.

Lá vimos uma roda d'água gigante, vimos a cana-de-açúcar fermentando (meu filho, muito sapeca, pediu ao dono do lugar um pedaço de cana-de-açúcar - e ganhou dois!) e eu pude sentar com meu filhote no meio de um monte de dentes-de-leão. Sopramos vários, fizemos pedidos e ficamos ali juntinhos, sentados na grama, olhando um riozinho passar.

Por trás do rio, árvores que pareciam estar ali há muitos e muitos anos. E, quando olhamos para o lado, havia uma árvore cheia de frutinhas, as quais lavamos e comemos ali mesmo.

Enquanto eu estava sentada ali, naquele sol, no meio daquele mato, entendi a conexão com a natureza de que falava Jon Young e da minha responsabilidade, como mãe, de ensinar ao meu filho como apreciar a natureza e cuidar dela. Eu e minha cria sentindo o cheiro da terra, meu companheiro ali do lado da gente...

Ainda bem que só assim eu consegui, de verdade, entender a necessidade de conectar às crianças a essas maravilhas, e ter um momento mágico ao lado de pessoas que eu amo demais.

Ler livros é bom e pode nos ensinar muitas coisas, mas garanto que aprender na prática é bem melhor e bem mais gostoso!

3 comentários:

Aliks disse...

... oiê ... também tive um final de semana conectada com a natureza ... minha criança interior está muito feliz ... rsrsrs !!!!
Bju e boa semana ...

Green Womyn disse...

Aliks, que bom que teve um fim de semana feliz. Desejo que muitos outros venham!

Luciana Onofre disse...

A terra, seu odor, a grama seu calor, são coisas que devemos mesmo inserir nas pequeninas vidas daqueles q parimos =)