terça-feira, 6 de setembro de 2011

"Árvores do Brasil - Cada Poema no seu Galho" - Resenha


No Ano Internacional das Florestas, a Editora Peirópolis lança um lindo livro ilustrado sobre as árvores do Brasil. Em uma edição caprichada, com capa dura e papel especial, os conhecidíssimos Lalau (autor) e Laurabeatriz (ilustradora) nos brindam com o livro "Árvores do Brasil - Cada Poema no seu Galho", com poemas que homenageiam as árvores mais importantes do Brasil (três de cada bioma) em 56 páginas.

O miolo do livro foi impresso com papel especial, o que lhe valeu o selo verde de certificação concedido pela FSC - Forest Stewardship Council (Conselho de Manejo Florestal), que garante a origem da madeira utilizada.

Na obra há poemas (e, é claro, ilustrações) sobre o pau-brasil, a araucária, o jequitibá, o ipê-do-cerrado, o buriti, o jatobá-do-cerrado, o juazeiro, o mulungu, o umbuzeiro, o ipê-roxo, o jenipapo, o pau-forminga, a castanheira-do-pará, o piquiá e o mogno.

Além do caráter artístico da obra (que traz ilustrações bastante coloridas, com traços muito criativos), é possível explorar também seu lado educacional, já que, nas ilustrações, as árvores estão sempre acompanhadas de um representante da fauna do Brasil que mantém alguma relação de vida com ela, ou seja, a procura de um alimento, furtas, folhas ou mesmo como abrigo. Por exemplo, logo abaixo do poema sobre o pau-formiga você encontra informações sobre o tamanduá-mirim.

No final da obra, há também informações e curiosidades sobre cada uma das árvores retratadas nas páginas do livro.

Para quem gosta de árvores e sabe apreciar um bom livro infantil ilustrado, este livro é uma ótima opção.

2 comentários:

Odir Fontoura disse...

Poxa, que ótima dica! Trabalhos desse tipo precisam ser mais que incentivados.

Parabéns pelo blog, voltarei mais vezes.

Bjos

Dhanna disse...

Bela dica! Vou procurar para meus filhos.