sexta-feira, 22 de abril de 2011

Sabugueiro (por Scott Cunningham)

Foto: Danielle Sales (abril de 2011)



Nome científico: Sambucus canadensis


Gênero: feminino

Planeta: Vênus

Elemento: água

Divindades: Holda, Vênus

Poderes: exorcismo, proteção, cura, prosperidade, sono


Usos rituais

O sabugueiro era suado em rituais fúnebres em um local chamado Long Barrows (monumento pré-histórico da época do Neolítico) na antiga Inglaterra. O sabugueiro era sagrado para muitas figuras de Deusas Mães devido a suas flores brancas. Acreditava-se que bruxas e espíritos habitavam dentro de um sabugueiro; isto porque ele sangrava na seiva vermelha quando era cortado. Antes de derrubar um sabugueiro, a seguinte fórmula era recitada:

"Senhora Ellhorn, doe sua madeira,
E eu lhe darei a minha,
Quando uma árvore eu me tornar."


Esses versos eram recitados de joelhos diante da árvore antes de fazer o primeiro corte, permitindo assim que a bruxa ou o espírito que habitasse ali dentro tivesse tempo de deixar o interior desta.


Usos mágicos


Se for usado, o sabugueiro impede agressores de qualquer tipo. Pendurado na porta de entrada e nas janelas, ele mantém o mal longe de casa. Ele também tem o poder de forçar qualquer mago maligno de liberar quaisquer encantamentos ou feitiços que possa ter sido lançado contra uma pessoa. As vagens, quando carregadas magicamente, protegem do mal e da negatividade. Cultivado no jardim, o sabugueiro protege a cada contra devastações de feitiçaria e funciona como escudo contra raios.

Para abençoar um lugar, pessoa ou objeto, espalhe as folhas e as vagens de sabugueiro aos quatro ventos no nome da pessoa ou objeto a ser abençoado. Depois disso, espalhe um pouco mais de sabugueiro sobre a pessoa ou objeto e estará feito!

Para afastar a febre, sacuda galhos de sabugueiro no chão enquanto se mantém em completo silêncio. Dores de dente podem ser aliviadas ao se mascar um galhinho de sabugueiro e depois colocá-lo na parede, dizendo:

"Saia, espírito maligno!"

Acreditava-se, antigamente, que maus espíritos pudessem causar dores de dente.

Para prevenir o reumatismo, amarre um galho de sabugueiro em três ou quatro nós e carregue-o no bolso.

Verrugas também podem ser curadas esfregando-se nelas um galho de sabugueiro verde, que depois deverá ser enterrado para que apodreça na lama.

Cultivado perto de casea, o sabugueiro concede prosperidade para a casa, e os galhos colocados sobre a casa protegem contra cobras e ladrões.

O sabugueiro é utilizado em cerimônias de casamento para trazer boa sorte ao casal, e mulheres grávidas beijam a árvore para trazer bons augúrios à criança que vai nascer.

Coloque vagens de sabugueiro debaixo do travesseiro se tiver dificuldades para dormir. Elas permitirão um sono tranquilo e leve.

Carregue o sabugueiro com você para prevenir o desejo de cometer adultério.

Faça flautas com os galhos e invoque os espíritos com sua música. Melhor se for feito à meia-noite, em um local deserto longe dos assombros humanos.

Muitas pessoas acham que é perigoso queimar a madeira do sabugueiro, e alguns ciganos proibiam estritamente seu uso como lenha para fogueiras. No entanto, magos usaram sua madeira em varinhas e bastões por séculos.

9 comentários:

Iara Rodrigues da Cunha disse...

...é impressão minha ou essa árvorezinha é muito parecida com a "Árvore da Felicidade"?

Luciana Onofre disse...

E este lindo sabugueiro é teu amore? Amei o texto, eu nada sabia sobre esta planta linda!

Green Womyn disse...

Oi, Lu! O sabugueiro é meu, sim. Lindo, né? Adooooro!

Green Womyn disse...

Iara, não acho que parece, não. Obrigada pela visita, viu?

Elaine Figueira disse...

Oi Green Womyn, lindo seu sabugueiro,onde moro nunca vi, nem plantado e em ervas secas só uma vez. Gosto muito do Scott Cunningham tenho vários livros dele e o nome do meu blog é baseado no nome da Casa Magica,

Beijos da Verde Donzela que Dança

Elaine

Elaine Figueira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ángel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rivancats - O Gatil de Ragdoll disse...

Que lindo!! Obrigada pelos ensinamentos!

Jan Rosas disse...

Oi Dani, estou pesquisando o sabugueiro e gostaria de saber mais sobre o uso espiritual do Sambucus Nigra e se o Canadensis é o mesmo da varinha do Harry.