domingo, 26 de dezembro de 2010

Hibisco




Gênero: feminino
Planeta: Vênus
Elemento: água

O hibisco (Hibiscus sabdarrifa) é originário da Ásia (não confundir com o hibisco de jardim, que é o Hibiscus rosa-sinensis e não deve ser usado para fazer chás). Além de seu uso em remédios naturais, ele também é popular por suas lindas flores. Diz-se que, no Oriente Médio, o chá é usado para aquele pequeno mal-estar depois de se comer muito, além de ser utilizado em caso de gripes e resfriados. No Egito, segundo Scott Cunningham, diz-se que era proibido entre as mulheres por provocar a luxúria.

Poucas pessoas sabem, mas o hibisco possui muitos antioxidantes (em sua maioria flavonóides), que ajudam o corpo a neutralizar os efeitos negativos dos radicais livres, diminuindo, assim, o processo de envelhecimento, a possibilidade de câncer e melhorando a saúde de forma geral.

Veja a seguir mais alguns benefícios do hibisco:

1. Possui muita vitamina C, o que ajuda a aumentar nossa imunidade.

2. Controle do colesterol.

3. Diminui a pressão sanguínea.

4. Trata infecções respiratórias, por suas propriedades antibacterianas (alivia tosses, ajuda a combater a febre, cistite e doenças venéreas).

5. Estimula a perda de peso caso sejam tomadas de 1 a 2 xícaras por dia, graças a uma enzima que ajuda a quebrar açúcares e carboidratos complexos.

6. Diminui incômodos da indigestão; ajuda a aumentar o apetite e a melhorar a saúde em geral.

7. Ajuda a diminuir cólicas. Na Ásia, é usado como agente para diminuir menstruações muito abundantes, embora, em minhas pesquisas, eu tenha achado que o hibisco atua como emenagogo, ou seja, induz a menstruação.

8. O consumo regular de chá de hibisco diminui as chances de constipação e infecções na bexiga.

9. Ajuda a diminuir o estresse e estimula a desintoxicação.

10. O floral Hibiscus é indicado para mulheres que tiveram algum trauma sexual.

Para preparar o chá, use 2 colheres de chá de hibisco seco para cada 300 ml de água, deixe ferver por 5 minutos (coloque quando a água estiver prestes a ferver) e depois deixe descansar de 15 a 20 minutos.

6 comentários:

Claudia Godoy disse...

E viva o Hibisco ...

Rachel disse...

Nossa, ainda bem que não deixei minha mãe arrancar o Hibisco aqui de casa =)
Adorei!!!Tava curiosa pra saber sobre Hibisco... a árvore aqui é enorme

Ariany Moreira disse...

Mas aquele hibisco de jardim não serve! Tem que tomar cuidado, pois tem um tipo específico para o chá!

Certa vez em amigo meu, que produz em sua fazenda o hibisco, disse que combate câncer, principalmente os que atingem os órgãos reprodutivos das mulheres! Bom demais. ;)

Green Womyn disse...

Kel, a Ary tem razão: esse hibisco de jardim não é o mesmo. Assim como aconselhei a Iony no post sobre o "Chafresco de Hibisco", te digo também: é melhor comprar o chá em uma casa de ervas confiável.

O hibisco de que estou falando aqui é o "Hibiscus sabdariffa", que você pode ver aqui:

http://www.jardimdeflores.com.br/ERVAS/A42hibiscus.htm

Esse do jardim é o Hibiscus rosa-sinensis.

Green Womyn disse...

Ary e Kel, fiz uma alteração no texto do blog, para que ninguém tome o chá errado!

Geis disse...

Gente, eu estou tomando o chá há dois meses, realmente são efeitos bem positivos, já eliminei 4 kg no primeiro mês, claro que a alimentação ajuda também, ele não faz o milagre sozinho, mas ajuda BASTANTE, muito diurético, a digestão tá bem melhor e o intestino funciona direitinho. Recomendo com toda certeza.