domingo, 26 de dezembro de 2010

Chafresco de Hibisco para o Verão



Quando chega o verão, não sei o motivo, mas sempre penso em hibisco. Sei que é um chá que se toma quente (inclusive ele tem uma cor vermelha, forte e quente) mas, depois que eu aprendi a fazer refresco de chá de hibisco, como se fosse um “iced tea”, eu gosto de associá-lo ao verão.

Para lhe encorajar a fazer essa receita, devo dizer que o hibisco tem bastante vitamina C, que aumenta nossa imunidade (e a de nossos filhos), e também a ajuda a diminuir um pouco o estresse.

Vamos aprender uma receitinha para fazer neste verão?

[Mas atenção: o hibisco (Hibiscus sabdarrifa) de que estamos falando não deve ser confundido com o hibisco de jardim, que é o Hibiscus rosa-sinensis e não deve ser usado para fazer chás). Para sua segurança, compre o hibisco em lojas de chá confiáveis].

Chafresco de Hibisco

Rendimento: 6 a 8 copos

Ingredientes

* 1,4 litro de água
* 3 colheres de sopa de flores secas de hibisco
* 2 pauzinhos de canela
* Açúcar (demerara ou mascavo) a gosto
* 1 limão ou 1 laranja (opcionais) com a casca *muito* bem lavada

Coloque a água no fogo e, quando estiver quase fervendo, diminua o fogo e coloque o hibisco e a canela. Deixe a água no fogo com o hibisco por mais alguns minutinhos, desligue o fogo, cubra a panela e deixe descansar por 20 minutos.

Coe e depois adicione o açúcar. Se quiser incrementar a receita, use fatias de laranja, mas coloque-as depois que o chá já tiver ido para a geladeira. Você pode enfeitar os copos com fatias de limão também.

DICA 1: Não deixe o hibisco ferver muito na água para “dar mais gostinho”, porque aí o que você pode ter é um chá mais amarguinho, isso sim. Se quiser mais sabor, coloque mais hibisco, mas não deixe ferver por mais tempo.

DICA 2: Esse “chafresco” (rs) se mantém por 3 dias na geladeira, mas eu recomendo que seja tomado no mesmo dia.

8 comentários:

Iony disse...

Ué...é aquele hibisco que vemos muito na rua ou em jardins publicos? Aqui na UFES tem aos montes...posso colher,lavar e fazer o chá?

Green Womyn disse...

O hibisco de que estou falando é esse daqui: http://www.jardimdeflores.com.br/hibiscus.htm

Iony, eu não aconselho a pegar da sua faculdade, porque a gente nunca sabe se é uma variedade que pode ser consumida, e também tem a questão da poluição,que torna essas plantinhas impróprias para consumo.

É melhor comprar o hibisco seco, em casas de chá, tá?

Beijoca!

Mônica Azevedo disse...

Gostei da receitinha, tudo muito facil de encontrar, e fácil de fazer, vou experimentar!

Daniel disse...

Eu adoro este chá gelado e estou fazendo muito nestes tempos quentes. Além da canela, eu ainda gosto de colocar uns cravinhos. Com um chá mais concentrado tb dá pra fazer creme (usando amido de milho), e sagu, pra quem conhece.
Pra quem tem um espacinho em casa, vale a pena plantar o seu. Fresco é bem mais suave.
Um abraço

Green Womyn disse...

Daniel, vc é muito chiqueeee! Adorei seus comentários!

Abraço pra vc tb.

Iony disse...

Ahhh agora eu entendi. Eu nem sabia que se bebia essa flor!vou procurar o chá! :)

Mary disse...

hummmmm...me deu água na boca...vou ver se compro amanhã na loja de produtos naturais daqui de perto,Danny! valeu a dica!bjo

Green Womyn disse...

Mary, eu trouxe um potão aqui para o trabalho e estou tomando aos pouquinhos!