quarta-feira, 4 de março de 2009

Chás do Feminino (por Conceição Trucom)

A Cerimônia do Chá

Prepare o chá com a mais profunda gratidão e concentração. Escolha os utensílios: a chaleira (ou samovar), a chávena (ou xícara) e as ervas e flores tendo em vista a beleza, os aromas, as cores, a delicadeza.Limpe os objetos e a área em que o chá será preparado e servido, prestando atenção nos detalhes.Faça um arranjo simples de flores em um vaso especial e ponha-o onde você irá tomar o chá. Coloque uma linda toalha na mesa. Com movimentos lentos, suaves e, sobretudo graciosos, coloque a água para ferver. Acrescente com reverência as ervas no bule, sobre a água já aquecida. Tampe e aguarde a extração dos ativos.

Permaneça sentada, serenamente, enquanto a infusão se completa (10 minutos).Despeje o chá com todo o cuidado e mantenha a xícara nas mãos, sentindo o calor do líquido e observando a beleza do recipiente que o contém. Respeite as folhas e flores do chá e aprecie sua fragrância.
Depois de tomá-lo, limpe os utensílios, o bule e a xícara, e guarde-os.

Chá 4 Ervas - Harmonizador

Composição: Cavalinha (rins) – Folha Amoreira (equilibra hormônios) - Menta (refresca) – Hibisco (energia e relaxamento).Forma de preparo: aqueça 1 xícara de água filtrada até quase fervura. Desligue o fogo e acrescente 1 colher (sobremesa) da mistura de 4 ervas. Tampe a chaleira e deixe em infusão por 10 minutos. Coe sobre uma linda xícara, sirva morno ou frio. Desfrute da beleza e calor da xícara enquanto toma calmamente seu delicado chá aromático. Tome 1 xícara pela manhã e uma à tarde ou noite.

Chá da Soja Preta - Revigorante
Forma de preparo: ferva em panela não metálica 8 feijões de soja preta em 1 litro de água filtrada, até reduzir o volume à metade. Acrescente uma pitada de sal marinho, deixe cozinhar por mais dois minutos e coe. Tome 1 xícara uma vez por dia logo pela manhã ou quando perceber que precisa revigorar.

Onde comprar as ervas em SP: na zona cerealista do Brás, nas redondezas da Av. Mercúrio com Santa Rosa. Lá podem ser encontradas ervas de todo o Brasil e são sempre frescas devido ao grande volume de vendas.

Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para a Alimentação Natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citada a autora e fonte.

4 comentários:

Luciana Onofre disse...

Eu me delicio com chás...
Imagino o sabor e aroma da amoreira e o hibisco!

Clea Danaan disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Green Womyn disse...

Adoro hibisco, Lu!

Maga disse...

Faço um chá energizante de gengibre:
um pedaço de +ou- 1cm. de gengibre, cravo e canela, aniz estrelado(este está em alta, e em alta de preço, pois descobriu-se q combate a gripe suina). Ferva bem tudo e adoçar a gosto. É uma delícia!!!!