domingo, 23 de setembro de 2018

Cuidados com os pés




Meus pés são maravilhosos, mas por muito tempo não pensei assim. Eles não são bem um modelo de beleza (e beleza tem modelo, gente?), pois os dedos são meio desengonçados, separados.

Quando era pequena, um tio me disse que eu nunca iria me casar, pois, na hora em que o “futuro noivo” visse meus pés, desistiria de casar comigo.

Meu ex-marido, por sua vez, dizia que eu tenho pés de monstro, de dinossauro.

Como gostar dos seus pés desse jeito? 

Sempre gostei de andar descalça. Minha avó dizia que nosso pé ficava largo. Já andou pela areia da praia com os pés descalços? Ou por um lugar cheio de terra? Se existe melhor maneira de se conectar com a Terra, eu ainda não conheço. E pense que passamos a maior parte do nosso tempo com eles em calçados: sandálias, botas, sapatos, tênis.

Em várias culturas, considera-se que tocar os pés de uma pessoa é algo muito íntimo. Lavar os pés de um amigo, familiar ou da pessoa amada é um sinal de confiança, abertura e aproximação.

Lavar os pés também faz parte de rituais. Já foi usado como iniciação, como gesto de hospitalidade, em cerimônias de purificação e como uma maneira de demonstrar humildade.

As cerimônias de limpeza dos pés acontecem em vários países e culturas. No budismo, por exemplo, a água misturada ao sândalo pode limpar o karma de uma pessoa.

Lavar seus próprios pés é uma atitude relaxante. No fim de um dia cansativo, experimente colocar seus pés na água com um pouco de sal grosso e sinta o alívio. Se puder pingar algumas gotinhas de óleo essencial, melhor ainda. Para dar um carinho ainda maior aos pés, você pode fazer uma exfoliação com açúcar neles. É uma delícia e ajuda a desestressar.

Importante: nunca esqueça de agradecer a seus pés, pois são eles que te sustentam, te dão equilíbrio e te levam a todos os lugares de que você precisa todos os dias. Carregam o peso do seu corpo.

Eles também vão agradecer se você não usar sapatos muito apertados. Sapatos inadequados aumentam suas chances de ter calos, joanete, unha encravada, por exemplo.

Um jeito de fácil de cuidar deles é espalhar um óleo vegetal nele antes de dormir todas as noites. Se forem muito ásperos, coloque uma meia depois da massagem.

Para celebrar nossos pés, deixarei uma série de receitas naturais especialmente para eles aqui. Elas foram retiradas de vários livros e, se você conhecer mais alguma, pode deixar nos comentários, vou adorar conhecer a sua!


Escalda-pés com limão

Balde com água quente
1 xícara de vinagre
1/2 xícara de sal
2 limões

Coloque dentro do balde água quente o vinagre e o sal. Esprema os dois limões na água. Deixe seus pés nesta água por 15 minutos. Quando a água esfriar, retire seus pés. Além de relaxar, ajuda a combater o mau odor.


Talco de tea tree para os pés

50 g de amido de milho
1 colher de chá de tintura de propólis (dessas de farmácia)
10 gotas de óleo essencial de tea tree
10 gotas de óleo essencial de lavanda

Coloque o amido de milho num saleiro, mas precisa ficar um espaço vazio nele. Pingue a tintura e os óleos essenciais num algodão e coloque dentro desse saleiro. Agite bem e tampe.

Mantenha assim por duas horas, sacudindo a mistura regularmente para dispersar a tintura de própolis e os óleos essenciais.

Agite bem antes de aplicar nos pés. Deixa em lugar seco e seco para que a receita dure 6 meses.

Essa receita ajuda a controlar a transpiração e tem ação antibacteriana.


Exfoliante para os pés

1/4 de xícara de aveia grossa
1/4 de farinha de milho
1 colher de sopa de sal
água (pouca)
Algumas gotas de óleo essencial de limão ou hortelã-pimenta

Coloque todos os ingredientes num recipiente e vá adicionando água aos poucos até formar uma pasta. Coloque o óleo essencial, misture mais um pouco e aplique nos pés, massageando-os por cinco minutos.

Passe também entre os dedos do pé. Enxague bem e passe um creme de sua preferência.



Exfoliante de sal grosso para os pés

1 colher de sopa de sal grosso
3 colheres de sopa de óleo de jojoba (ou o óleo vegetal que tiver em casa)
10 gotas de óleo essencial de tea tree

Importante: não use este exfoliante se seus pés tiverem fissuras.

Coloque todos os ingredientes numa tigela e misture até formar uma pasta. Coloque num pote limpo e esterlizado, pois a receita irá durar 3 meses.

Faça um escalda-pés de 5 minutos. Retire os pés e faça uma massagem com este exfoliante em movimentos circulares, dando especial atenção a áreas ressecadas e ao calcanhar.

Coloque os pés na água de novo por mais 5 minutos e enxágue com água morna. Seque com uma toalha.


Hidratação com banana para pés secos

2 bananas maduras 

Amasse as bananas em uma tigela até obter uma pasta. Deixe por 10 minutos e enxágue com água morna. Seque os pés dando tapinhas. Aplique nos pés limpos e secos de uma a duas vezes por semana. 



3 comentários:

Thaisa Rosas disse...

Adorei as dicas, vou experimentar aqui em casa! Mas também vou compartilhar uma receitinha que costumo fazer: eu faço a esfoliação de borra de café nos pés, olha na 1a esfoliação vc já vê uma Senhora Diferença! Os pés ficam assim ó: de princesa!
Receitinha:
- borra de café
- 1 colher de mel
- 1 colher de óleo de coco
- 15 gotas de oe de tea tree.
Se quiser pode adicionar algum outro oe para perfumar, mas o aroma do café irá sobressair. Super indico!!
Beijos!

heloisa de mesquita inoue disse...

Nesta época do ano precisa mesmo de cuidados com os pés, né? Uma boa primavera para vocês, beijos!

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Olá! tudo bem?
Amei as dicas!!! Vou fazer.
Beijos e uma ótima semana!
CamomilaRosaeAlecrim