sábado, 13 de fevereiro de 2016

Travesseiros de ervas

Sempre lemos textos que falam de chás, unguentos e outros preparados com ervas para ajudar a dormir, mas não é muito comum falar dos travesseiros de ervas. Eles dão uma força tanto na parte terapêutica, ajudando a relaxar para dormir, quanto para ajudar a ter sonhos interessantes, que nos ajudem a elaborar soluções para questões do dia a dia etc.

Um travesseiro de ervas que já fiz algumas vezes e do qual gosto muito leva estas ervas aqui:

·         1 xícara de artemísia
·         1 xícara de camomila
·         1 xícara de hortelã

A camomila ajuda a relaxar e evita pesadelos, a hortelã estimula os poderes mentais e traz proteção, e a artemísia nos induz a ter sonhos proféticos.

Lembre-se de que essa quantidade é para um travesseiro pequeno. Você pode adaptar a receita conforme o tamanho do travesseiro que deseja fazer. Você pode fazer um grande travesseiro de ervas ou pode fazer um pequeno e colocar dentro da fronha do seu travesseiro normal. Gosto mais dessa segunda opção. Até porque as ervas do travesseiro devem ser substituídas depois de alguns meses (para mim, duram de 3 a 4 meses, mas isso vai depender da umidade da sua casa, de como guarda seu travesseiro, se transpira ou não à noite e, principalmente, de quais ervas utilizou, por exemplo).

Quando faço esses travesseiros, eu também costumo colocar uma mantinha própria para isso na parte de dentro da fronha, porque não dá pra dormir com as ervas saindo pelo tecido e pinicando seu rosto, não é?

Esses dias aprendi uma outra receitinha de travesseiro de ervas, para ter um sono mais tranquilo e evitar pesadelos. Os ingredientes são esses aqui:

·         ¼ de xícara de lúpulo
·         1 xícara de lavanda
·         1 xícara de artemísia
·         ¼ de xícara de alecrim
·         1 xícara de rosas (somente pétalas)

Escolha bem o tecido que vai utilizar. Use as cores que simbolizam o que você quer para a fronha e, preferencialmente, um que seja bem confortável, como o algodão, já que você vai dormir com ele.

Quem domina a arte da costura pode até fazer os travesseiros com vários formatos.

Falando em formatos, os travesseiros de ervas podem ser utilizados também para crianças e, nesses casos, costumo recomendar a camomila e a lavanda. Para elas, você pode até fazer travesseiros em formato de bichinhos. Elas costumam adorar.

Tem até quem goste de fazer travesseiros de ervas para questões amorosas e, nesses casos, abuse das pétalas de rosa vermelha, jasmim, lavanda, canela (em pó, quebrada) e cravo-da-índia.

Você também pode utilizar óleos essenciais nas ervas que vão dentro dos travesseiros, mas bem pouco, senão fica com um cheiro muito forte e pode atrapalhar em vez de ajudar a dormir. Quando estou sem travesseiros de ervas e tenho dificuldade para adormecer, pingo 1 (eu disse uma!) gotinha de óleo essencial de lavanda ou camomila no meu travesseiro e o sono vem rapidinho!


Não tenho animais de estimação, mas descobri hoje que você também pode fazer travesseiros de ervas para seus bichinhos. Gatos gostam de gatária (obviamente!), camomila e valeriana. Cachorros gostam de eucalipto, lavanda, alecrim e tomilho. Essas ervas ajudam a manter as moscas longe dos animaizinhos também.

Nenhum comentário: