terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Mulheres e o autocuidado – Parte 1



Há muito tempo venho querendo escrever sobre autocuidado. Autocuidado, para mim, é o primeiro passo para se ter autoestima, para cultivar o autoamor. E faz muito, mas muito tempo, que eu não cuido de mim com o carinho que eu mereço. E sei que há muitas, mas muitas mulheres, nessa mesma situação. Isso não é exclusividade minha, principalmente nestes tempos em que temos de correr pra lá e pra cá para conseguir (sobre)viver.

São muitos os motivos que nos levam por esse caminho. Lá no fundinho, meio que inconscientemente, com tantas coisas para fazer, achamos que cuidar de nós mesmas acaba sendo um ato egoísta. Que temos filho, filha, pai, mãe, companheiro, companheira, amigos, ou seja, um monte de gente pra cuidar antes de prestar atenção em nós mesmas. Mas não poderíamos estar mais erradas. Porque, para cuidar dos outros, precisamos primeiro cuidar de nós mesmas. Quem já andou de avião ouviu a comissária de bordo dizendo que, se houver algum acidente, primeiro precisamos colocar a máscara de oxigênio em nós mesmos e, depois, nos outros. Esse é o primeiro exemplo que vem à minha cabeça quando penso que primeiro devemos cuidar de nós mesmas para depois poder cuidar de quem amamos.

Autocuidado não significa autoindulgência. Trata-se, na verdade, de autopreservação. Precisamos viver bem e ter o mínimo de saúde possível para poder fazer tudo o que queremos e lutar pelo que acreditamos.

Então, o primeiro passo é entender que cuidar de si mesma não se trata de egoísmo. Na verdade, é uma questão de sobrevivência. Trabalhamos loucamente, mas nunca temos tempo para nós. Alguma coisa está errada nessa questão. Do que estamos tentando fugir quando negligenciamos nossa própria saúde e bem-estar?
Talvez o caminho seja pensar que cuidar de si mesma deve ser sempre uma prioridade. Lavar a louça pode ficar pra depois. Aquela consulta com a/o ginecologista, não. Não deixe pra depois, porque pode ser tarde demais. Cuide-se, ame-se.

Para se autocuidar, é preciso ouvir nosso próprio corpo, que é muito sábio e nos dá várias dicas o tempo todo. Só precisamos estar abertas para escutá-lo.

Há muitas maneiras de se autocuidar. Por exemplo, tentar dormir bem, deixando todos os problemas do dia para trás (essa dica não vale para mães com filhos pequenos. Mas, se você estiver exausta, peça ajuda a alguém para ajudá-la a olhar sua criança pequena).

Eu, por exemplo, detesto fazer exercícios físico. No entanto, depois que comecei a enxergá-los de uma perspectiva do autocuidado, de que, ao fazê-los, estou melhorando minha saúde e aumentando minha longevidade, tornou-se mais fácil aceitá-los em minha vida. E você não precisa ir para academias. Faça algo que lhe dê prazer, como caminhar ou dançar.

Ou pare para ouvir um CD. Ver um filme. Viaje, se possível. Conheça pessoas novas. Tome um banho relaxante. Leia aquele livro que está querendo conhecer há tempos. A intenção é manter sua saúde física, emocional e mental.

No meu caso, um dos meus objetivos de autocuidado é começar a cozinhar para mim mesma. Sem pressão. Diminuir o uso de comidas industrializadas e pensar, enquanto cozinho, que eu mereço comer algo mais saudável. Que o tempo “gasto” para fazer essa comida é, na verdade, um investimento para minha saúde.

A lista de coisas a fazer para cuidar de si mesma é interminável. Você pode fazer yoga ou alguma outra prática de autoconhecimento corporal. Pode plantar, meditar, fazer artesanato, treinar alguma técnica de autodefesa. Tudo o que você precisa ter em mente é que estar fazendo aquilo para você e por você. E essa atividade não deve gerar estresse, e sim prazer.

Há algum tempo tive contato com uns textos da Christine Ayrlo, que escreve sobre autoestima. Do site dela traduzo para vocês alguns conceitos que, para mim, são muito importantes nesse processo de aprender a se amar e se aceitar:

• Dê a si mesma o que você precisa, sem culpa (autocuidado)

• Seja gentil, solidária e gentil com você, mesmo quando falhar (autocompaixão)

• Aceite seu corpo como ele é e ame-o ainda mais à medida que o tempo for passando (autoaceitação)

• Envolva-se apenas em relacionamentos respeitosos e amorosos, tenha muitos deles ... (autorrespeito)

• Vá em busca de seus sonhos, sem desculpas e sem olhar para trás (autoempoderamento)

• Acredite em si mesma e em seus dons (autoestima)

• Confie na sua sabedoria interior, mesmo que ela pareça estranha (autoconfiança)

• Pare de se comparar, julgar e criticar (autoaceitação)

• Escolha ser fiel a si mesma, ainda que isso signifique decepcionar os outros (autovalor)

Não devemos vir em último lugar, nunca. O autocuidado é um ato radical que deve ser praticado todos os dias.




Nenhum comentário: