segunda-feira, 8 de julho de 2013

Prevenindo cálculos renais


Como vocês, leitores, já sabem, tive cálculo renal há poucos meses e ainda estou me recuperando dessa praga. A seguir, algumas dicas que aprendi com todas as leituras que fiz sobre o assunto e que podem servir como medidas preventivas para vocês.

1) Beba muita água

O ideal é beber de 2 a 4 litros de líquidos por dia, de preferência água purinha, purinha. Beber água vai ajudar eliminar toxinas do seu organismo e também evitar a formação de novas pedras. Se houver alguma pedrinha bem pequena, a água conseguirá fazê-la ir embora sem dores, mas isso só acontece enquanto elas ainda forem bem pequenas. Só por aumentar a ingestão de água, você diminui a taxa de recorrência de cálculos renais em 50%.



2) Adicione limão e/ou vinagre de maçã à água que você bebe

De preferência, o limão precisa ser fresco e/ou orgânico. Isso ajudará a alcalinizar seu corpo, bloqueando a formação de cálculos renais. Esses “sucos” também ajudam a dissolver rapidamente pedras pequenas que já possam estar nos seus rins. 

O Dr. Ed Group, do blog Natural Health & Organic Living, recomenda, caso você já esteja sentindo dores, que tome uma mistura de 60 ml de óleo de oliva com mais 60 ml de suco de limão (de preferência, utilize a versão orgânica de ambos). Tome esse suco de uma vez só e, em seguida, tome 350 ml de água. Espere 30 minutos e, então, esprema o suco de ½ limão em mais 350 ml de água, junte  uma colher de sopa de vinagre de maçã e beba. Repita a receita do suco de limão, água e vinagre de maçã de hora em hora até que os sintomas melhorem.



3) Pare de beber refrigerante

Uma das piores coisas que você, que tem ou já teve cálculos renais, pode fazer é tomar refrigerantes, pois eles acidificam o seu corpo em virtude de seu alto conteúdo de ácido fosfórico. Cuidado, pois na Web há muita desinformação sobre os efeitos dos refrigerantes nos cálculos renais – um estudo de 2010 chegou a dizer que os refrigerantes diet podem prevenir os cálculos – mas a verdade é que o consumo regular de refrigerantes contribui diretamente para a formação de pedras nos rins.



4) Tente manter uma dieta pobre em oxalato de cálcio

Embora a maioria das recomendações acima possam lhe ajudar, de maneira natural, a diminuir os efeitos do oxalato de cálcio em seu corpo, você também deve eliminar alimentos com altor teor dessa substância, como chá preto, grão-de-bico, feijão, lentilha, soja, certas castanhas, espinafre e algumas verduras (escarola, agrião, brócolis, couve, mostarda, nabo, pepino, acelga, beterraba, tomate, cebolinha, aspargos, aipo, alho-poró, berinjela, quiabo), de sua dieta caso tenha propensão a ter cálculos renais. Verduras com bastante fibras e vitamina B6 ajudam a eliminar o oxalato de cálcio do organismo.



5) Utilize o chá de quebra-pedra

Li muitos relatos na Web em que as pessoas reclamavam que tomaram chá de quebra-pedra (Phyllanthus niruri), mas ele não resolveu o problema delas. Gente, o chá não faz milagre! Se você tem pedras enormes, será quase impossível expeli-las apenas com chazinho de quebra-pedra. Essa planta é diurética e, por isso, ela ajuda a eliminar as pedras em formação, mas ela não "quebra" as pedras que já se formaram. Na verdade, alguns estudos dizem que o chá de quebra-pedra deixa as pedras mais ovaladas, o que também facilitaria sua remoção. Se eu puder dar uma dica, utilize o chá de quebra-pedra se você tem propensão a tê-las, mas faça isso antes de elas se formarem, e não depois.



6) Aumente a ingestão de magnésio

Alimentos ricos em magnésio também ajudam a evitar a formação de cálculos renais. Isso porque o magnésio ajuda a fixar o cálcio nos ossos, não deixando que esse cálcio se acumule nos rins, forme cristais e, consequentemente, novos cálculos renais.










-

2 comentários:

Maurício Murgel disse...

Parietária officinalis é uma erva sensacional para pedras nos rins, é difícil conseguir a erva fresca, que é imbatível, seu chá dilata as vias urinárias deixando que as pedras saiam sem causar dores. É possível se encontrar tintura em boas farmácias de manipulação. Tome de 25 a 40 gotas nas crises ou, quando presentir o início de uma. Além disso Cantharis na 5 potencia, (tomo em gotas) junto com Berberis, ch30 ( em glóbulos, tomo seis ) na crise costuma arrumar tudo na segunda dose, ou nomáximo na terceira, como se nada tivesse acontecido. Algum tempo depois, ( coisa de meia hora) seis gotas de Licopodium e cura...
Impressiona que esta receita exista a coisa de muitos anos e, é comum ouvirmos de tanta gente que sofre de calculos, acaba se destruindo com doses de buscopam ( um veneno...) e um milagre desses continue sendo tão pouco usado por todos...
Em tempo, dormir tarde é uma das causas de empedramento dos rins...boa noite, bom dia e pedras nos rins nunca mais serão bichos medonhos. Abraços verdes.
maurício

Maurício Murgel disse...

Em tempo, na crise tome Cantharis a cada quinze minutos.É vapt vupt !