quinta-feira, 31 de maio de 2012

A Rosa - Parte 1 - Usos Mágicos




Como eu já disse aqui no blog, todo ano a The International Herb Association define uma planta para ser a “erva do ano”. O ano de 2012 é da rosa e, por isso, todo mês, a partir de agora, eu vou publicar algo sobre a rosa aqui no Mulher Verde. Até o fim do ano, vou trazer para vocês curiosidades, receitas, dicas de plantio e muito mais!

Vamos começar com as informações de Scott Cunningham, em seus livros Cunningham's Encyclopedia of Magical Herbs e Magical Herbalism, ambos publicados pela Llewellyn.


Nome: rosa (Rosa spp.)
Gênero: feminino
Planeta: Vênus
Elemento: água
Partes utilizadas: flores
Use para feitiços de: amor, poderes psíquicos, cura, fertilidade, clarividência, adivinhações relacionadas ao amor, sorte e proteção.

Há muito e muitos anos (eu diria séculos), as rosas têm sido utilizadas em misturas relacionadas ao amor, por conta das associações que esta flor tem com as emoções em geral. Por exemplo, você pode utilizar diversas rosas em um encantamento de amor (mas remova os espinhos!) ou apenas utilizar uma única rosa em seu altar. Em banhos com esse fim, você pode utilizar as pétalas de uma ou mais rosas. Antes de iniciar feitiços com este fim, lave suas mãos com água de rosas, que pode ser feita por você ou comprada em lojas especializadas.

Diz-se que o chá de rosas, antes de dormir, induz a sonhos proféticos e, no passado, as mulheres, para descobrir com quem se casariam, costumavam pegar três folhas verdes de uma rosa e colocar em cada uma o nome de um pretendente. A folha que permanecesse verde mais tempo traria a resposta.

Para ter sonhos proféticos, você também pode queimar pétalas de rosas secas em seu quarto (mas não vá botar fogo nos seus aposentos!!!).

As rosas podem ser usadas em feitiços de cura. Você pode fazer sachês com as pétalas de rosas secas e até mesmo incensos com intenção de cura para si ou para outras pessoas. Experimente também colocar um pano com água de rosas em suas têmporas quando estiver com dor de cabeça para tentar aliviá-la.

As pétalas também ser usadas em feitiços para sorte, em amuletos de proteção pessoal e, quando as pétalas são jogadas do lado de fora da casa, diz-se que acalmam tanto as pessoas que moram dentro dela quanto a casa em si.

Diz-se que as rosas atraem fadas quando plantadas em um jardim.

3 comentários:

Chris Wolf disse...

Mas eu AMEI saber disso! Nossa!! Tema de post, certamente... E obrigado pelas informações! =D

Green Womyn disse...

Chris, acompanhe, pois haverá muitos outros posts!

Beijo!

Iony disse...

Eu tenho uma roseira....qdo dá flores elas nascem negras,depois qdo começam a abrir ficam de um vermelho escuro.Eu as acho a minha cara!!!rsrs Sempre faço banhos...elas são meus amores!