quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Ervas medicinais no Sesc Bertioga



Depois de um longo e tenebroso inverno, consegui, enfim, uma vaga para passar o fim de semana com a família no tão bem falado Sesc Bertioga, na região litorânea de São Paulo. A impressão que eu tinha, até 15 dias atrás, era de que todo mundo conseguia uma vaguinha para passear lá, menos eu (rs).

Lá chegando, para minha surpresa, além de piscinas e tobogãs, encontrei um... viveiro de plantas! E no sábado, 10/11/11, lá fui eu participar de uma vivência chamada “Plantio e Produção de Mudas Medicinais". Não consegui me conter de felicidade e cheguei meia hora antes ao local combinado, que era bem afastado de todas as outras atrações.

Não havia ninguém lá e eu me vi no meio dos canteiros, cheirando as ervas, apreciando-as, lendo o que cada plaquinha trazia na frente delas. Eu não esperava ter contato com minhas amigas verdes naquele local de jeito algum! Muita gente passava pelo canteiro, mas ninguém parava para fazer as aulas.

Eu conhecia a grande maioria delas, mas foi a primeira vez que vi, bem de pertinho, o bálsamo. E, depois, ainda tive o prazer de experimentá-lo!

Enquanto a professora organizava o local, várias pessoas entravam no viveiro e dele saíam. Das seis pessoas inscritas no curso, só eu apareci. (Melhor para mim, que tive praticamente uma aula particular...)

Ela me mostrou as diferenças entre as mentas e entre vários outros tipos de ervas. Ela me apresentou os diferentes tipos de tesouras para poda de ervas medicinais. Ela me mostrou a melhor maneira de conseguir mudas saudáveis. Passamos ervas em nossos braços para espantar os insetos e ela me levou para conhecer suas mudinhas. Ganhei uma de presente: alfavaca cheiro-de-anis, além de vários ramos de manjericão.

E, para terminar, como a Deusa não dá ponto sem nó, adivinhem o nome da pessoa que me transmitiu seus conhecimentos nessa tarde ensolarada de dezembro? Carla Loba. Preciso dizer mais alguma coisa?

6 comentários:

Flávia Kytanna disse...

Nossa Sales que passeio mais gostoso e ganhaste aula particular, é fia, o dia era seu mesmo, rs.

Agora tens que passar os ensinamentos no blog, para pessoas como eu, que adoram plantas e até hj luta para ter jeito com elas, possa cuidar melhor das coitadas, rs.

Luciana Onofre disse...

senti os cheiros nas tuas letras!

Green Womyn disse...

Lu, eu senti tantos cheiros nessa aula que a noite tive enxaqueca!

Hahahahahaha!

Green Womyn disse...

Ky, me fala das tuas necessidades, curiosidades etc. para eu pensar no que vou escrever em 2012... Vou ficar esperando, hein?

Ariany Moreira disse...

Dany, que delícia!

E que sincronia, hein?

Fico muito feliz por vc ter tido esse momento.

Bjs de bálsamo!

Soraia disse...

Olha que legal, trabalho em Bertioga e ainda não conhecia esse cantinho do Sesc. Vou procurar!

Beijos e Bençãos =)