quarta-feira, 1 de junho de 2011

O inverno e as ervas



Está chegando o inverno. Para mim, é uma das estações mais doloridas. Doem as pernas, doem os ossos, dói a ponta do nariz gelado. Dói acordar tão cedinho (e tirar meu filho da cama nesse horário) e também dói não conseguir ficar acordada madrugada adentro quando preciso terminar algum projeto.

Mas a natureza é sábia. Se é preciso dormir mais no inverno, eu deveria aproveitar, e não reclamar. Esse é o tempo de se recolher e de economizar as energias.

Um outro motivo de sofrimento, para mim, é ver algumas de minhas plantinhas e ervinhas morrendo no inverno. Sim, esse é o ciclo da vida, mas a gente acaba se afeiçoando a elas e é duro vê-las morrer. Aprender a deixar as coisas irem embora também é um aprendizado que o inverno me traz.

Mas o que podemos fazer para “ajudar” nossas ervas frescas? Seguem algumas dicas:

1) Leve as ervas que puder para dentro de casa. A maioria delas se adapta bem, desde que fiquem perto de uma janela que permita 4 ou 5 horas diárias de sol, mesmo que indiretamente.

2) Colha algumas ervas (mas não colha tudo!!!) e seque-as (no papel de pão ou no forno) para que possa usá-las durante o inverno.

3) Para as plantas mais sensíveis, experimente fazer um “círculo de pedras” que possa protegê-las do frio.

4) Faça uma “cama” com folhas secas do outono e coloque-a no solo. Essa cama também ajuda a proteger as plantinhas um pouco.

5) Você também pode colher as ervas e congelá-las ou até mesmo preservá-las em óleo ou azeite.

6) Tem gente que, em regiões muito frias, coloca por cima das ervas um plástico branco (para que a luz do sol possa atingi-las) e faz nele uns furos para que o ar possa circular. Nunca fiz isso, então não posso garantir os resultados.

Espero que tenham gostado das dicas. Se tiverem mais alguma, mandem para cá (deixe seu recado na seção de comentários deste post).


PS: Gostaria de dizer que, após um tempo sem escrever no blog, fiquei surpresa com os mais de 200 seguidores que o acompanham. Sintam-se à vontade e deixem seus comentários, perguntas etc.

5 comentários:

Luciana Onofre disse...

Aqui é o inverso, nordeste do teu país: calor excessivo o ano todo...E as plantas sofrem, demais, e eu com elas...

A única saída é H2O sempre e constante.

Bjs!

Aliks disse...

...bacana essas dicas!!!!...seu blog é muito bom, mesmo...rsrsrs...tem mais é que seguir...
Bju grande

Green Womyn disse...

Puxa, Aliks, que elogio legal...

Eu é que agradeço por ter leitores tão especiais!

Beijo!

Daniel disse...

Aqui em BH o frio é leve, frio mesmo só na serra. Mas este friozinho moderado já ajuda muito com algumas plantas que gostam. Meus salsões estão crescendo que uma maraviha. E também estou tentando as petúnias, ainda não tive sucesso com elas.
Abraço

Green Womyn disse...

Lu, imagino que seja difícil viver nesse calorão mesmo.

Daniel, eu fico imprestável no inverno...