quarta-feira, 29 de junho de 2011

Livro "Hortas na Educação Ambiental: na Escola, na Comunidade, em Casa"




No dia 6 de junho de 2011, um dia depois do Dia Mundial do Meio Ambiente, a Editora Peirópolis (da qual gosto muito, pela qualidade dos títulos infantojuvenis que vem publicando ao longo do tempo) lançou o livro Hortas na Educação Ambiental: na Escola, na Comunidade, em Casa, escrito pela professora e artista plástica Maria Célia B. Bombana e pela jornalista Silvia Czapski.

Silvia e Maria Célia, as autoras, têm mais de 15 anos de experiência no assunto, pois atuam na equipe de educação ambiental da AIPA (Associação Ituana de Proteção Ambiental) e, portanto, poderão dar aquela ajuda para você que, por exemplo, é professor ou professora e quer implantar uma horta orgânica na escola ou mesmo uma mãe ou um pai que quer passar bons momentos ao lado das crianças, em sua casa, plantando e consumindo alimentos livres de agrotóxicos.

Com este livro, você vai aprender cada fase de desenvolvimento das plantas, a rotina de uma horta, como escolher, plantar e cuidar de uma árvore, reciclagem e até as características e usos de algumas plantas medicinais. Na segunda parte da obra, as autoras propõem atividades lúdicas e pedagógicas utilizando hortas orgânicas, ou seja, não vão faltar atividades para você fazer com as crianças!

É por meio dos conhecimentos divulgados neste livro que poderemos fazer, dia a dia, a integração das crianças com o meio ambiente, tornando-as mais conscientes da natureza à sua volta.

Indico totalmente a leitura deste livro, que pode ser usado na escola, em casa e, obviamente, em sua comunidade. Já pensou, por exemplo, em montar uma horta orgânica comunitária com seus vizinhos?

A leitura da obra é muito fácil e agradável, e o projeto gráfico é simples e arejado. E atenção: vai rolar um sorteio do livro aqui, mas é preciso ter uma conta no Twitter para participar. Também não deixe de conferir a entrevista com as autoras aqui.

Resenha por Danielle Sales

3 comentários:

Patricia Neves disse...

Parabéns pelo blog! Muito bem escrito, textos claros e agradáveis. Lay-out bonito e bem diagramado.

Encontrei por acaso, na procura dos princípios ativos do manjericão e me perdi nele, lendo artigos super interessantes!

Mais uma vez, parabéns!

Green Womyn disse...

Patricia, obrigada pela visita e pelos elogios. São comentários como os seus que me animam a continuar escrevendo aqui. Beijo pra vc!

Flor Baez disse...

Que massa!
Eu comecei há pouco tempo uma horta lá em casa! Algumas coisas nasceram muito bem, outras não, porque onde moro a temperatura é baixa e úmida.

Preciso mesmo de uns conselhos para aprender a lidar com minha horta!

Com amor,