terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Tinturas

Foto: heartgaia.blogspot.com/


Mais de uma pessoa já me pediu para ensinar a fazer tintura. Uma vez, coloquei aqui no blog que, se eu recebesse uma quantidade considerável de comentários num certo post solicitando como aprender a usar essa técnica, eu a ensinaria. Como quase ninguém se interessou, eu deixei pra lá. Mas agora deu vontade de ensinar (rs).

Bom, para começar, vamos dizer que não existe um jeito certo ou errado de fazer tinturas. Já fiz muitos cursos de herbalismo nessa vida e cada professor ensina a fazer de um jeito.

Por exemplo, já aprendi que você deve usar 25% de erva fresca, adicionar álcool de cereais a 96% e deixar 10 dias em local escuro e arejado. Tem gente que já diz que é melhor que o lugar seja escuro e quente. Tem gente que usa vodka no lugar do álcool de cereais. Tem gente que manda usar a erva seca. Tem livro que diz que a mistura deve ser mantida por um ciclo lunar.

Diante de tantas opções, vou ensinar do jeito que eu estou acostumada a fazer:

1) Antes de jogar a erva no vidro, eu dou uma mexida nela no pilão, mentalizando bem o que eu espero obter com aquela tintura e com a ajuda daquela erva. Obviamente, você deve escolher uma erva que tenha correspondência com sua necessidade, seja ela de saúde ou mágica.

2) Coloco num vidro (limpo, esterilizado e totalmente seco) 3/4 da erva seca. Hoje, por exemplo, usei erva-de-são-joão.

3) Cubro essa erva com vodka.

4) Dou uma boa mexida na mistura que é para as ervas todas "mergulharem" no líquido.

5) Coloco uma etiqueta com a data em que fiz a tintura e nome da erva antes de guardá-la.

6) Deixo o pote de vidro com a erva e a vodka debaixo da pia e vou cachoalhando de vez em quando (tinturas com plantas frescas não precisam ser chacoalhadas). Tem gente que diz que ela deve ser chacoalhada diariamente, mas eu nunca lembro de fazer isso todo dia.

7) Depois de seis semanas, eu coo o líquido, espremendo bem as ervas. Se você estiver fazendo uma tintura com uma raiz, é bom deixar por dez semanas.

8) Por fim, deve-se guardar o líquido num vidro menor e que tenha conta-gotas.

Para adultos, pode-se tomar de 20 a 40 gotas de tintura por dia, embora eu ache que 20 gotas estão de bom tamanho. Gosto de tomá-las, particularmente, quando estou com preguiça de fazer chás (rs).

Por sua natureza concentrada, as tinturas agem mais rápido. Recomenda-se tomá-las nos casos em que for necessário "sedar" ou "estimular".

É importante dizer que as tinturas duram até dois anos.

15 comentários:

Iony disse...

Obaaaa!!! Dani,qual a difeernça entre a tintura,o chá e o xarope? A difrença é só a tecnica mas o efeito é o mesmo? Crianças podem tomar? Pode se fazer com todas as ervas ou há restrições?

Danielle disse...

Q post legal!!! Adoro tudo isso!!!
É o mesmo procedimento com a erva seca ou fresca?
Eu sempre tive muita vontade de fazer cursos de ervas, desde o plantio até seus usos... mas não conheço nenhum curso na região em que moro...

Anônimo disse...

Muito obrigado pelas dicas no comentário em meu post! Adorei os links! :]


E fiquei com a mesma dúvida que a Iony! Qual a diferença?

Beijos!

Green Womyn disse...

Gente bonita, tá escrito no texto: as tinturas são preparados herbais mais fortes, para quando se precisa que ajam mais rápido e também para sedar ou estimular, ou seja, para obter resultados, digamos assim, mais "extremos".

Eu, pessoalmente, uso nesses casos e também quando faço tratamentos mais longos e fico com preguiça de ficar fazendo chá. A tintura é só abrir e pingar na água!

Iony, ótima pergunta: tinturas podem ser dadas a crianças, mas em doses muito, muito pequenas. De novo, pessoalmente, eu não daria tintura a crianças, por considerá-las fortes. Mas tenho amigas que fazem tinturas sem álcool para seus filhos.

Danny, como eu disse no texto, pode-se usar ervas secas ou frescas para fazer a tintura. Sim, é o mesmo procedimento.

Onde vc mora? Talvez eu possa lhe ajudar...

Obrigada

Ariany Moreira disse...

Dany, para crianças, o que se usa no lugar do álcool?

Danielle disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Green Womyn disse...

Ary, eu nunca fiz, mas tem gente que prepara tinturas para crianças com glicerina.

Beijo!

Iara Rodrigues da Cunha disse...

Também gosto muito de plantas...estou curtindo bastante o seu blog...vou ver com calma...tem muita coisa interessante. Qualquer dia desses eu volto pra tomar um chá...rsrsrs

Danielle disse...

Iara, apareça sempre!!!

A Horta Encantada disse...

Olá Green Womym, obrigada pelas tuas palavras no meu blog acabei agora mesmo de ver o trailer do filme que recomendaste. Poderoso.... vou ter que ver!

Quanto às tinturas, obrigada pela partilha, levei a receita comigo.

Anônimo disse...

Olá, adorei o site

Gostaria de saber se você tem a receita passo a passo da tintura de erva de são joão para depressão.

meu e-mail: gistartari@hotmail.com

Obrigada.

Unknown disse...

OI BOM DIA.

POSSO FAZER ESSA RECEITA COM QUALQUER TIPO DE FOLHA SECA DE CHA? TIPO OLIVEIRA?

Crisluz disse...

Olá por favor alguém sabe me dizer onde acho erva damiana no Rio , ou qual farmácia posso mandar manipular tintura . Ela é muita cara na internet. Grata quem puder ajudar .

Fabiana Santo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fabiana Santo disse...

li sua matéria e adorei. Mas me surgiu uma dúvida: e se eu quisesse preparar uma tintura especificamente para usar em banhos nas minhas viagens,eu poderia usar mais de uma erva num vidro só? Ou teria que fazer cada erva no seu vidro e juntar na hora que fosse usar?