quinta-feira, 29 de abril de 2010
Hortelã-pimenta 1
Nome científico: Mentha piperita.
Partes usadas: folhas, flores e óleo essencial.
Planeta regente: Mercúrio.
Energias: sexo, purificação e cura.
Propriedades: diaforética, carminativa, nervina, anti-espasmódica, anti-emética, anti-séptica, digestiva, estimulante da circulação, antibiótica, tônica amarga, febrífuga, anti-inflamatória, relaxante, colagoga, anestésica, refrescante, analgésica, antimicrobiana, aromática, descongestionante, desodorante, lipolítica e repelente.
Magicamente, o chá desta erva pode ser bebido como parte de rituais de purificação. Ela também aumenta os poderes espirituais.
É vermífuga (ajuda a eliminar principalmente lombrigas), além de aliviar asma e bronquite. Versátil, é usada para ajudar na digestão e em problemas de pele. Boa para gripes, flatulência, dor de cabeça, indigestão, náusea e queimaduras de sol.
Estimula o fluxo de sucos gástricos, promovendo a transpiração e auxiliando no combate contra a gripe e a febre. No verão, aquece e, no inverno, esquenta. Mantém a mente alerta por aumentar o fluxo de sangue para o cérebro.
As propriedades descongestionantes dessa erva ajudam a eliminar o catarro. Em caso de sinusite ou resfriado, a inalação com óleo essencial facilita a desobstrução. Também relaxa e diminui a dor em caso de cólica estomacal, má digestão, dor de cabeça e artrite.
Como parte de tratamento de beleza, é indicada no rosto, para peles oleosas, acneicas e envelhecidas, como loção pós-barba (usar o chá no rosto, não o óleo essencial - ver as contra-indicações no fim deste texto) e, como compressa, para olheiras e inchaço nos olhos.
Nos banhos de imersão, que devem ser quentes, a circulação é estimulada. Os banhos refrescam, descongestionam e limpam a pele.
Por fim, trata picadas de inseto e auxilia em tratamentos contra caspa.
Contra-indicações: não ofereça a erva a bebês (apesar de algumas pessoas indicarem a erva para cólicas em crianças). Evite o uso se estiver amamentando. Nunca aplique o óleo essencial de hortelã-pimenta no rosto ou em mucosas.
Fontes:
CUNNINGHAM, Scott. Enciclopédia de Wicca na Cozinha. São Paulo: Ground, 1994.
FORÊT, Rosalee de la. Healing Herbs eBook, 2010 edition.
MCINTIRE. 100 Receitas de Saúde – Ervas Medicinais. São Paulo: Publifolha, 2006.
NEGRAES, Paula. Guia A-Z de Plantas: Beleza. São Paulo: Bei, 2003.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
adorei saber mais sobre a hortelã. Aliás, nunca sei se é o ou a...rs
Só que as minhas em casa acabam morrendo, vc sabe como faço pra isso não acontecer?
Beijos
Olivia, eu tb tenho dificuldade com a hortelã.
Postei uma dica aqui:
http://mulherverde.blogspot.com/2009/05/hortela.html
Beijos e obrigada pela sua presença (de sempre) aqui!
Postar um comentário