quarta-feira, 28 de abril de 2010

Gengibre



Características mágicas: sucesso, dinheiro, prosperidade.

O gengibre (Zingiber officinalis, da família Zingiberaceae) é um antibacteriano, antiviral, estimulante circulatório, anti-inflamatório, diaforético, anti-espasmódico, anti-emético, antifúngico, anticoagulatório, carminativo, antiartrítico, analgésico e antitussígeno.

Vem da Ásia e as partes mais utilizadas medicinalmente são o rizoma e o óleo essencial. Não há nenhuma contra-indicação ao seu uso externo. Já internamente, o gengibre não deve ser coonsumido por pessoas que têm problemas na vesícula biliar ou sangram com facilidade, pois é um potente estimulante circulatório.

Nos banhos de imersão, o gengibre ajuda a tonificar o corpo. Como óleo de massagem, aquece a musculatura e alivia dores musculares. Em forma de cataplasma, ele cura feridas.

No passado, o gengibre foi considerado um recurso importante para as mulheres que não podiam ter filhos. Na China, de acordo com Richard Webster (2008), gengibre com vinho quente é servido às mulheres que deram à luz seu primeiro filho.

O gengibre é muito conhecido por ajudar a aliviar náuseas, principalmente em mulheres grávidas (embora também seja indicado em casos de enjôos matinais, náuseas induzidas por quimioterapia ou náuseas pós-operatórias).

Também é muito bom para resfriados, e descobri o gengibre alivia as cólicas uterinas e abdominais, além de ser um emenagogo, o que significa que ajuda a descer a menstruação atrasada.

Um comentário:

Anônimo disse...

tenho tomado gengibre pela manhão na vitamina de fruta