domingo, 28 de fevereiro de 2010

Rosas - Simbolismo



Estava com uma saudade danada de escrever aqui no blog. Hoje, vendo que 73 pessoas acompanham o blog, resolvi escrever um pouco sobre o simbolismo das rosas, de acordo com um livro que acabei de ler. Espero que curtam!

=========================

As rosas sempre simbolizaram a beleza, o amor e a fertilidade. Sagradas a Afrodite e Vênus, normalmente eram plantas nos túmulos pelos romanos, que as consideravam um símbolo de renascimento. Outros povos as associavam com a inocência e diz-se que seus espinhos aparecem quando o mal chegou ao mundo. No Islã, as rosas são associadas ao paraíso.

Na tradição cristã, a rosa simboliza a pureza e a beleza da Virgem Maria, assim como os espinhos simbolizam seu sofrimento ao ver seu filho crucificado. As de cor vermelha simbolizam os mártires que morreram pela fé cristã, enquanto as brancas simbolizam a pureza de coração. Uma antiga lenda cristã diz que, até que Adão e Eva tivessem sido expulsos do Jardim do Éden, as rosas não apresentavam espinhos. Segundo essas mesmas lendas, Deus adicionou os espinhos às rosas para lembrar as pessoas de que elas não mais viviam em um mundo perfeito.

Uma outra lenda diz que, originalmente, só havia rosas brancas, e algumas se tornaram vermelhas depois de terem sido manchadas com sangue. Que sangue era esse? Ele varia de acordo com as diferentes mitologias:

a) os gregos achavam que era o sangue de Adônis ou Afrodite;

b) os cristãos acham que é o sangue de Jesus;

c) os mulçumanos acreditam que esse sangue seja proveniente de Maomé.

4 comentários:

Iony disse...

que bom que vc voltou a escrever!!para o meu simbolismo pessoal as rosas estão ligadas diretamente com o feminino sagrado e o vermelho a cor da menstruação e do sangue que corre nas nossas veias e q nos faz estar vivas qdo muitas vezes queremos desmoronar! por isso minha alma é rubra e com perfume de rosas!!!

saudade de vc!

bjos!

Filhote de Lua disse...

AMo!

Tenho uma rosa tatuada no braço, que fiz como símbolo da minha devoção à Arte e a beleza. Mas desde o ano passado, essa tatuagem está consagrada a Afrodite.

Rosas são minha flor preferida.
Tenho uma roseira branca, meio selvagem, dessas que se usa para fazer remédio para os olhos, que tem provavelmente minha idade. Ela é minha melhor amiga e me motivou a gostar de plantas e jardinagem.

Muito bom ver vc escrevendo aqui =).

Mary disse...

Que bom que voltou a blogar Danny,também aprecio muito as rosas...´´e bom a gente aprender um pouquinho desses presentes divinos..
beijos no seu coração!

([salix sam]) disse...

Também fiquei feliz de vc voltar a postar =)

Já eu tenho uma roseira vermelha na frente da minha janela...tb meio selvagem. Ela cresce sem a minha interferência...e é só chover que ela começa a se espalhar em vários botões.

Interessante como cada fé dá um significado pra rosa e sua cor. Mas é inegável que ela esteja ligada ao sagrado feminino de algum modo.

Eu tenho um livro de contos dos irmãos grimm da Clarissa Pinkola...e um dos contos se chama Rosa Branca e Rosa Vermelha...fala sobre duas irmãs com esses nomes e personalidades relacionadas ás rosas que cresciam em sua casa, plantadas por sua mãe...e de seu posterior relacionamento com um Urso/Principe.
É uma das minhas preferidas *-*

Beijos pra ti