domingo, 15 de novembro de 2009

Camomila



Nomes científicos: Matriarcaria recutita (camomila alemã); Chamaemelum nobile (camomila romana); Anthemis nobilis.

Planeta: Sol

Elemento: Água

Propriedades mágicas: dinheiro, sono, amor, purificação.

Depois da lavanda, esta é a minha segunda erva preferida. Estou sempre comprando toneladas de camomila seca, mas infelizmente não tenho grana para comprar o óleo essencial (Às vezes acho que, na verdade, ninguém tem R$ 294,00 para comprar um óleo essencial de camomila...).

A camomila foi utilizada como anti-séptico até o final dos anos de 1940. Hoje ela é comumente usada em tratamentos dermatológicos (dermatite, alergias, eczema, psoríase, picadas de insetos) e também para aliviar náuseas e vômitos, acalmar dores no estômago e aliviar a indigestão e a gastrite.

Para utilizar a terminologia das plantas medicinais, é considerada anódina, antiespasmódica, aromática e estimulante estomacal. O chá é bom para cólicas com flatulência, dispepsia, febre, início da dentição e cólicas em crianças. Também se pode fazer uma boa lavagem com infusão de camomila em feridas.

E, é claro, o chá de camomila é muito relaxante e pode ajudar aquelas pessoas que têm insônia.

A camomila é rica em niacina, magnésio, fósforo, riboflavina e sódio, e também fornece cálcio, ferro, manganês, potássio e vitamina C. É rica em óleos voláteis, e suas propriedades curativas são facilmente extraídas pela água (por essa razão é geralmente ingerida em forma de chá).

Esta erva, que na linguagem das flores significa persistência, também é utilizada para a neuralgia, diarréia e reumatismo. Em forma de compressa, alivia a conjuntivite. Se a pessoa está em dieta, deve tomar cuidado com a camomila, pois ela aumenta o apetite.

Costumo fazer um escalda-pés com camomila no fim do dia, e também gosto de bebê-la com leite à noite também. Quando meu filho não está respirando bem, uso o vapor de camomila para ajudá-lo a respirar melhor.

Magicamente, diz-se que, quando “polvilhada” (em forma de pó) em volta de uma casa, ela remove maldições e feitiços contra o dono desta. Também pode ser usada em rituais de prosperidade. Se você lavar o rosto e os cabelos com camomila, diz-se que irá atrair um amante.

Também se fala que esta erva deixa as pessoas mais suscetíveis aos seus pensamentos e idéias, bem como mais dispostas a lhe agradar.

Foto: http://lilithsapothecary.wordpress.com/

8 comentários:

Kelly disse...

Oi,
Gosto muiiiito de seus artigos, muito esclarecedores.
Tenho muita vontade de fazer uma horta mágica em casa, mas ainda não sei as técnicas de plantio corretas, especialmente as ervas que podem ou não se plantadas próximas.
Se tiver algo interesse fica o pedido.
Abraço

Kelly disse...

Oi,
Gosto muiiiito de seus artigos, muito esclarecedores.
Tenho muita vontade de fazer uma horta mágica em casa, mas ainda não sei as técnicas de plantio corretas, especialmente as ervas que podem ou não serem plantadas próximas.
Se tiver algum interesse, fica o pedido.
Abraço

Ana K. disse...

Camomila linda!
Ligada ao chakra do plexo solar, assuntos da maternidade e muito usado em bebês. ;)
Além de váriassssss outras coisas como você citou.
Maravilhosa!

Beijos,
Ká.

Olivia disse...

olha, pra mim camomila é mil e uma utilidades....não tem outra? vai camomila. não sabia isso do amor, vou testar! beijos

Danielle disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Green Womyn disse...

Kelly, assim que eu começar a estudar mais sobre plantio, vou postar aqui. Na verdade, os textos do blog são sempre um reflexo do que estou estudando no momento.

Aguarde para o início do ano que vem textos sobre plantio!!!!

Kelly disse...

Obrigada pelo interesse.

Beijos

Ana K. disse...

Dani,
Sobre os O.E das camomilas, indico esses dois links:
http://aromavera.blogspot.com/2009/10/camila-alema-zeladora-do-plexo-solar.html

http://aromavera.blogspot.com/2009/10/camomila-romana.html

Espero que goste! ;)
Beijos,
Ká.