quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Olíbano




Nomes científicos: Boswellia carterii e Boswellia thurifera

Eis-me aqui escrevendo sobre o olíbano (conhecido também como frankincense ou frankincenso).

O olíbano é uma resina da parte sul da Arábia. Os chineses o utilizam em forma de pó e em chás (uso interno) como cura para o reumatismo e cólicas menstruais. O uso externo servia para ferimentos em geral, já que é um poderoso antisséptico. Pelo que me consta, esse uso interno era feito pelos antigos. Não tenho relatos sobre o uso interno atualmente, portanto NÃO TENTE TOMAR CHÁ FEITO A PARTIR DA RESINA DE OLÍBANO!!!

Magicamente falando, é dedicado ao deus Rá e a Baal.

É muito bom para usar em ambientes carregados, já que é um poderoso purificador, com a vantagem de também ser protetor. Você pode usar para consagrações, exorcismos, para "chamar" espíritos e também na meditação, já que ajuda a se concentrar.

Aconselha-se utilizá-lo para seu crescimento espiritual (que é "acelerado" por ele) e também para atrair sorte. Acalma e clareia as idéias.

Em termos medicinais, ajuda a aliviar bronquite, tosse e laringite. Mas é para usar a fumacinha do incenso, não é para tomar.

De acordo com Richard Webster (2008), "os antigos romanos acreditavam que a fragrância desta resina queimada, junto com a verbena, faria a mais fria das mulheres ter seu desejo sexual de volta".
Para finalizar, uma dica prática: tenha um pilão só para as resinas. Esse negócio gruda no pilão e parece que nunca mais sai. Se alguém tiver uma dica de como retirar resinas do fundo do pilão, eu aceito (rs).

Planeta: Sol

Gênero: masculino
Informações atualizadas pela Inês, do blog Stregheria Prática: o olíbano também é oferenda para Ares (deus da guerra) e para Themis (deusa da ordem universal).

6 comentários:

Iony disse...

Eu realmente não sabia q se bebia olibano!Vc ja fez cha e bebeu?

Inês Barreto disse...

Olíbano tb é oferenda pra Ares (deus da guerra) e pra Themis (deusa da ordem universal).

Green Womyn disse...

Iony, creio que esse uso interno era só feito pelos antigos, pois nunca vi relatos mais atuais dizendo que se tomou chá dessa resina.

No máximo eu faria essa águinha para banhar ferimentos, mas tomar NUNCA.

Beijos!

Green Womyn disse...

Valeu, Inês. Vou colocar essas informações no texto do blog, tá?

Beijos!

Ariany Moreira disse...

É uma delícia queimar o olíbano, um aroma delicioso!

O chá eu nunca iria imaginar, mas se hj as pessoas usam copaíba (que tb é uma resina) na cura de vários males, o olíbano deve mesmo ter sido utilizado! (eu não arrisco, mas valeu pela informação!)

Bjs.

Ana K. disse...

Que post lindo! Adoro o frankincense! Ele realmente é mágico. Lembrando que foi um dos presentes dados a Jesus. Em Israel ainda é queimado em cerimônias religiosas. E os egípcios usavam para fins rejuvenescedores em forma de máscaras, cosméticos e perfumes. Na aromaterapia é usado o frankincense (Boswellia Carterii). Ele tem propriedade analgésica, antiinflamatória, bactericida, cicatrizante entre outras. O O.E é usado para tratar asma e bronquite e outras infecções respiratórias. Trata cistite e leucorrea. Usado também para insônia, ansiedade e depressão crônica. Eleva a consciência espiritual. :) Beijos, Ana.