sexta-feira, 29 de maio de 2009

Hortelã 1

Eu não sou tão fã de hortelã, mas meu filhote adora. E eu acho muito difícil cultivá-la, ao menos aqui no meu quintalzinho. Ela morre rápido e me parece que gosta muitíssimo de água. Semana passada, lendo o suplemento de agricultura do Estadão (nunca pensei que um dia iria ler esse caderno - rs), dei de cara com umas dicas da Sabor de Fazenda.

Sabor de Fazenda é um lugar aqui em São Paulo que vende mudas de ervas orgânicas. É um lugar fofo e agradável, que oferece cursos e materiais relacionados ao mundo das ervas.

A seguir, dica de Silvia Jeha:

"(...) a hortelã gosta de solo rico em matéria orgânica, bem adubado e úmido. Se faltar água, ela pode morrer. Outra característica é que a hortelã precisa ser podada, e a poda deve ser radical. Para saber o momento certo da poda, deve-se observar se os galhinhos estão compridos e as pontas com folhas pequenas. Com uma tesoura, corte os galhos rentes ao solo e coloque por cima terra bem adubada com húmus de minhoca ou algum adubo orgânico. Em poucos dias ela rebrotará. É só ter paciência e não ter dó de podar.

Outra dica: a hortelã não suporta ser plantada com outra erva, sobretudo do mesmo gênero (Mentha), como poejo, hortelã pimenta, hortelã portuguesa e menta. A hortelã é uma bastante invasora e mata ou morre se estiver com alguma vizinha. Quanto à luminosidade, um período de sol de cinco horas por dia é suficiente".

Aguardem, pois logo escreverei mais sobre a hortelã aqui!!!

13 comentários:

Mary disse...

Danny,estou dando chá de hortelã pro meu filhote pois dizem que é muito bom calmante,para vermes..enfim,ele também tá adorando!
Realmente cultivá-la é difícil,eu tinha numa floreira aqui só que estava junto com outra,acho q alecrim,resultado;ela morreu...vou tentar plantar de novo..tem um cheirinho tão bom!
bjo e bom final de semana!

Necksa disse...

Adoro hortelã!! Sempre faço chás e receitas com esta erva!!

E...diferente do que vocês relataram meu jardim está repleto de hortelã e não tomo muito cuidado, a hortelã simplesmente está crescendo e se espalhando...rsrsrs

Green Womyn disse...

Necksa, você é uma sortuda então! Eu simplesmente não consigo ter hortelã aqui em casa, morre tudo!

Aliks disse...

...adorei as dicas, a minha está tão feinha...vou seguir as dicas e depois te conto...
Bjos

Green Womyn disse...

Licsk, venha contar sim. É ótimo poder trocar figurinhas sobre as ervas!

Green Womyn disse...

Mary, legal saber que seu filhote tb curte hortelã. O pediatra do meu filho mandava tomar uns remédios fortes contra vermes (um tal de Anita, se não me engano), mas creio que a hortelã já está cumprindo o papel de vermífugo aqui, não?

Beijos!

Olivia Frade Zambone disse...

adorei as dicas, bom saber. se bem q minha hortelá é sempre fenix, mas eu já tinha percebido q ela agora água.

Olivia Frade Zambone disse...

adorei as dicas, bom saber. se bem q minha hortelá é sempre fenix, mas eu já tinha percebido q ela agora água.

Inês Barreto disse...

Vou até replantar a minha depois das dicas. Gostei do lance da poda, eu nunca sei qual o tempo certo de fazer...

Luciana Onofre disse...

eu adoro as mentas!
a hortelã então!
depois posto uma foto linda da minha...

Anônimo disse...

Plantei hortelã junto com pimenta e hoje pela manhã a pimenta amanheceu murcha. Será que é a hortelã que está a matando?

Green Womyn disse...

Anônimo, acho que seria mais fácil a pimenta matar a hortelã, não?

Anônimo disse...

Otimo artigo tava procurando por isso, meu hortela ta com muitos galhos secos e poucas folhas na ponta agora sei como podar