sábado, 8 de fevereiro de 2020

Pó para limpeza de tapetes

Choveu o fim de semana passado todinho. Em geral, costumo colocar meus tapetes no sol aos fins de semana, mas, por conta do clima, não pude fazer isso.

E então... Sabe quando você começa a achar que tem um cheiro estranho vindo do tapete?



Eu detesto quando isso acontece. E, como eu procuro solução para tudo o que me incomoda, resolvi fazer um "pó de limpeza" para o meu tapete. Eu já tinha visto várias receitas por aí, nos meus livros e em alguns sites, mas criei a minha própria, com as quantidades a olho mesmo.

Do que você vai precisar:

  • Bicarbonato de sódio
  • Amido de milho (a tradicional Maizena)
  • Óleos essenciais


Eu botei 1 parte do bicarbonato, 1 parte da Maizena e umas 10 gotas de óleo essencial. Mas nada disso tá escrito na pedra.

Tem gente que usa só o bicarbonato, tem gente que não usa a Maizena (eu coloquei para render mais). E a quantidade de óleo essencial é você quem escolhe. É claro que você não vai encher de óleo essencial, né? Bom senso sempre...

Misturei tudo, deixei secar um pouquinho e joguei por cima do tapete.

Deixei agir por 30 minutos (mas você pode deixar mais tempo se preferir) e depois passei o aspirador. Não tem aspirador? Passe a vassoura mesmo.

O bicarbonato ajuda a tirar o cheiro desagradável. Os óleos essenciais perfumam e, se você manjar do assunto, podem até auxiliar terapeuticamente. Se quiser mais calma naquele ambiente, por exemplo, vale colocar óleo essencial de lavanda. Eu usei melaleuca e hortelã-pimenta.

O tapete ficou limpinho e a sala, cheirosinha. <3 font="">


Nenhum comentário: