quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

The Illustrated Herbiary (livro e oráculo)



Tarô não é minha praia, já falei mil vezes aqui. Mas não podem lançar um oráculo de plantas novo que eu fico toda arrepiada... Hahahahahaha!

Bom, quando vi a capa do The Illustrated Herbiary pela primeira vez, em agosto de 2018, pirei. Esperei chegar meu aniversário e me dei um exemplar de presente, mesmo sem ter a oportunidade de ver o produto de pertinho antes. Quando chegou, vi que tudo era ainda mais encantador do que na tela!

Não entendo de arte, mas o uso de cores é maravilhoso, com vários tons de dourado já na capa. As ilustrações de Kate O´Hara têm um jeitão de tatuagem old school, mas não sei nem mesmo se esse estilo tem um nome. Até a guarda do livro (aquela folha que "une" a capa do livro nas páginas internas) é linda, veja a seguir.




Bom, neste pequeno livro, de capa dura, a herbalista Maia Toll reuniu 36 ervas. Entre elas, há a margarida, a rosa, a valeriana, a artemísia, a erva-de-são-joão, o alecrim e muitas outras. 

A estrutura para cada erva apresentada no livro é sempre a mesma: 

1) uma página com a ilustração da planta; 
2) uma página com um pouco do folclore por trás da planta; 
3) uma outra página com um pequeno ritual envolvendo a erva; 
4) uma página com perguntas para uma reflexão pessoal.

E então temos o oráculo... O lindo oráculo!


Foto: Danielle Sales

As cartas vêm grudadas umas nas outras, em folhas, no fim do livro. Você as destaca e já pode começar a usar. No fim do livro, com instruções bem simples, há com três tipos de tiragem as cartas desse oráculo, ou seja, qualquer pessoa pode usá-lo tanto para se aprofundar nas características mágicas das plantas como para autoconhecimento. 

Na última capa há um "saquinho" de papel vegetal para guardar o oráculo, mas quero mesmo é arrumar um saquinho especial, de tecido mesmo, para guardá-lo. Porque algo me diz que este oráculo e eu seremos amigos durante muito tempo. Além disso, depois de destacadas, as cartas fazem um volume que deixa o livro meio aberto.

Veja a seguir duas cartas e um exemplo do verso das cartas (se reparar bem, o verso das cartas é igual à guarda que mostrei ali em cima).






The Illustrated Herbiary também está disponível em e-book, mas não vejo a mesma graça nesta versão por conta do oráculo. Quem comprou o e-book diz que há uma página com todas as cartas e é possível imprimi-las, mas eu mesma não posso confirmar essa informação.

Para saber mais sobre Maia, que é herbalista de tradição irlandesa, folclorista e tem uma loja chamada Herbiary, veja o site www.maiatoll.com

Para saber mais sobre o livro e o oráculo, veja este vídeo (em inglês): https://www.youtube.com/watch?time_continue=8&v=oAY7ZgxtjTQ






4 comentários:

Waglânia Freitas disse...

Amo oráculos. Já viu visitar a página

Jan Rosas disse...

Amo oraculo de plantas, quero ter muitos rsrsrsr

Green Womyn disse...

Jan Rosas, nem te conto meu projeto para 2019 então... Hahahahaha!

Green Womyn disse...

Que bom que gostou, Waglânia! <3