segunda-feira, 13 de junho de 2016

CAMOMILA



Gênero: masculino
Planeta: Sol
Elemento: água
Signo: Leão
Principais popriedades mágicas: dinheiro, sono, amor, purificação
Partes usadas: flores


UM POUCO DE HISTÓRIA

Os romanos já utilizavam a camomila como incenso, mas a origem do seu nome é grega (khamaimélon) e significa "maçã da terra", muito provavelmente por conta de seu aroma, que se assemelha ao de uma maçã. Os romanos a utilizavam principalmente para dores de cabeça. Para os anglo-saxões, era uma das nove ervas sagradas.

Também foi usada no Egito, principalmente para ajudar em casos de febre, e lá era dedicada ao deus Rá.

Nos primórdios, era bastante utilizada para tratar febre, mas atualmente possui muitas outras utilizações. Por exemplo, é uma erva anti-inflamatória que pode ser utilizada tanto como chá para inflamações no trato digestório quanto para questões dermatológicas. Também é considerada antiespasmódica, o que a torna especial para aliviar cólicas nas mulheres e nos bebês.

CAMOMILA ROMANA VERSUS ALEMÃ

Existem dois tipos de camomila: a camomila romana, também conhecida como camomila inglesa (Chamaemilum nobile ou Anthemis nobilis), e a camomila alemã (Matricaria recutita ou Matricaria chamomilla), também conhecida como camomila húngara. Suas propriedades são bastante similares, mas a camomila romana é considerada mais sensível e menos irritante.

A camomila alemã é considerada mais potente e medicinalmente superior, pois contém uma proporção maior da substância anti-inflamatória camazuleno. A camomila romana tem menos camazuleno, mas possui mais álcool, o que a torna ideal para aplicação tópica em casos dermatológicos.

A seguir, um resumo das propriedades de cada tipo:

Camomila romana: anti-alérgica, anti-inflamatória, anti-séptica, antiespasmódica, tônico amargo, carminativa, digestiva, emenagoga (promove o fluxo menstrual), calmante, sedativa, ajuda em dores de estômago.

Camomila alemã: anti-alérgica, anti-inflamatória, antiespasmódica, calmante, carminativa, digestiva, emenagoga, levemente amarga, calmante, sedativa.

PROPRIEDADES MEDICINAIS

A camomila é utilizada para aliviar cólicas, gases, dor de estômago, indigestão, conjuntivite, relaxamento dos nervos, redução de inflamações em geral, ajuda ainda a eliminar toxinas e a cuidar de problemas dermatológicos, como cortes e queimaduras, por exemplo. No caso das cólicas menstruais, deve-se beber duas ou três xícaras de chá de camomila por dia.

A camomila também é analgésica, e massagens com seu óleo essencial podem ajudar a diminuir tanto a dor quanto a inflamação decorrentes da artrite.

Como calmante, é indicada par insônia. Ajuda a aliviar tensões, choro e irritabilidade.

Se você tem problemas como secura, coceira ou inflamação no couro cabeludo, pode enxaguar a cabeça com chá de camomila. Para ajudar a clarear o cabelo, deve-se utilizar o chá frio.

Ela ajuda na digestão e alivia queixas gástricas e colite, inclusive problemas relacionados à síndrome do intestino irritável. Também alivia enjoos matinais e a inquietação que costumam ocorrer na gravidez. Para problemas de estômago, incluindo gastrite, colite e enjoo matinal, deve-se beber uma xícara de chá com o estômago vazio de manhã, podendo ele estar quente ou frio.

Quando utilizada topicamente, a camomila acelera a cicatrização de cortes, arranhões, bolhas e queimaduras. Também é útil para erupções cutâneas, eczema e outras inflamação da pele. Nesses casos, lave a região com chá de camomila ou adicione algumas gotas de óleo essencial na água do banho.

Inflamações nos olhos podem ser tratadas com uma compressa fria de chá de camomila. Bochechos com seu chá ajudam a manter a gengiva saudável e alivia inflamações na boca, como afta.
Nos idosos, a camomila ajuda a aumentar o apetite.

No caso dos bebês, a camomila ajuda nas cólicas e com os dentes que estão nascendo. Também acalma e ajuda a febre a ir embora, e pode se usada em pomadas para assadura. Mas preste atenção na dose: de ¼ a ½ colher de chá, dadas a cada 2 ou 3 horas. E NUNCA adoce o chá de camomila com mel para crianças com menos de 2 anos!!!

ATENÇÃO: a camomila não deve ser utilizada por pessoas que estejam fazendo uso de anticoagulantes, pois alguns de seus componentes podem bloquear esta ação dos medicamentos.


USOS MÁGICOS

Magicamente, a camomila pode ser utilizada em magias para prosperidade, paz, amor, tranquilidade e purificação. Para prosperidade, deixe algumas flores da camomila em sua carteira para atrair dinheiro. Já um punhado de flores na banheira irá criar uma atmosfera relaxante.

Um travesseiro de camomila ajuda a ter um sono tranquilo e sem pesadelos. Uma infusão usada para lavar portas e janelas vai ajudar a manter as energias indesejadas fora de sua casa. Polvilhe flores de camomila em pó ao redor seu carro ou casa para remover feitiços lançados contra você e para evitar que incêndios e relâmpagos a atinjam.

Faça um banho ritual de camomila antes de realizar feitiços de amor e prosperidade. Esse banho também pode ser útil para retirar de você sentimentos de dor, perda ou raiva.

Lavar as mãos com chá de camomila antes de qualquer jogo irá aumentar sua sorte.

A camomila também pode ser utilizada em incensos para meditação. Ajuda ainda a limpar e a fortalecer o chakra da garganta (quinto chakra).

A camomila pode ser associada às seguintes deidades: Midhir, Lugh e Aine.


5 comentários:

Pink disse...

Que delícia de planta! Como identificar a diferença dos dois tipos?
Uma delas é a que chamamos de Macela?

elisandra santos disse...

ameiii a postagem ,gostaria de saber pq o gênero é masculino,e tbém como identificar as diferenças entre elas,,gratidão

Green Womyn disse...

Oi, Elisandra.

Então, o gênero é masculino porque ela é uma planta do Sol, e o Sol é masculino. E também por causa do tipo de energia que ela emana, que é quente. Em geral a energia feminina é fria, lunar. A masculina é quente e solar.

Green Womyn disse...

Pink e Elisandra,

A camomila dá várias flores pequenas; já na camomila alemã nasce uma flor por cabinho. As folhas da camomila romana são mais fortes que a da alemã também.

Neste link aqui dá pra ver bem a diferença entre elas: http://www.leshallon.com/german-chamomile/

Atila Mesquita disse...

A fragrância das duas (alemã x romana) é parecida, ou há bastante diferença?