domingo, 3 de janeiro de 2016

Margarida - Minha flor para 2016




Para 2016, minha flor será a margarida. Sim, aquelas florezinhas pequenas, delicadas, brancas e amarelas. Que se assemelha um pouco a uma das minhas ervas preferidas, a camomila (ambas são do mesmo gênero, por isso são tão parecidas). Uma flor solar para um ano solar, que começa de fato daqui a poucos meses. Uma flor que indica autoconfiança e estimula a autoexpressão.

Trata-se de uma planta de gênero feminino, cujo planeta é Vênus e o elemento é a água. Não surpreendentemente, representa Freya (minha deusa do coração) e Ártemis.

Uma curiosidade interessante sobre essa erva é que seu primeiro nome científico (Bellis perennis), "bellis", significa guerra em grego, porque esta planta era usada para desinfetar as feridas dos soldados em combate.

De acordo com Scott Cunningham, em seu livro sobre herbalismo mágico, a pessoa que recolher a primeira margarida da estação será “possuída” por um espírito indomável de sedução!

Ele também afirma que dormir com uma raiz de margarida embaixo do travesseiro faz com que se sonhe com a pessoa amada e faz com que ela, se estiver ausente, volte para você.

É a flor das divinações de amor por excelência. Tenho certeza de que você já brincou de “bem-me-quer, mal-me-quer” com as pétalas de uma margarida quando era pequena e nem sabia que isso já era uma forma de divinação que data da época vitoriana.

Vou ensinar mais uma forma de divinação de amor agora: para saber em quantos anos vai se casar, feche os olhos e colha um bocado de grama e margaridas. A quantidade de margaridas que vier em sua mão indicará o número de anos em que vai se casar.

A margarida é associada a Beltane e diz-se que atrai fadas. Ideal para festejar o início da primavera e também do verão. Já na tradição cristã, a margarida representa a inocência e é associada à Virgem Maria e ao Menino Jesus.

Na antiga linguagem das flores, significa "responderei em um dia ou dois", motivo pelo qual passou a significar também "atraso".

No Oráculo das Flores, diz-se o seguinte:

Alegre e extrovertida, a singela margarida é um exemplo de amor à vida. Ela se abre ao sol cheia de energia, iluminando nossos jardins. Um lembrete de que a luz volta depois de uma noite escura. Celebre com entusiasmo a vida que floresce a cada manhã.

Sem dúvida, é uma flor do amor. Do amor próprio, do amor à vida, da paixão, da alegria. Espero que eu tenha um 2016 de muito amor, primeiro por mim mesma e depois pelas outras pessoas. Porque não é possível amar os outros se você não se amar primeiro.

Por fim, as dicas da margarida são: aprenda a aceitar seu poder pessoal, seja uma pessoa menos sisuda e tente expressar seus desejos mais abertamente.


4 comentários:

Olivia Zambone disse...

Agora entendi porque eu gosto tanto de margaridas!!!

Tai Santos disse...

Adorei!!!! Como faz para saber qual será minha flor em 2016, por gentileza? Achei isso super interessante. Bjuss

Green Womyn disse...

Obrigada pela visita, Olivia, sua querida!

Green Womyn disse...

Tai Santos, eu uso alguns oráculos. Se você tiver interesse, estou fazendo atendimentos com eles. Pode me escrever e te dou detalhes de como funciona: doitherself@gmail.com. Beijos e feliz 2016!