domingo, 31 de maio de 2015

Manjericão, por Denise Maria Cordeiro (Jardim Interior)

Planta suculenta anual com cerca de 50 cm de altura (sim, as minhas estão desse tamanho!). Origem: Índia. Existem inúmeras variedades. O nome vem do grego basilikon, que significa "erva rainha". Para os hindus, que deram início ao seu cultivo, o manjericão tinha a essência divina e, por isso, nos seus tribunais, os juramentos eram feitos sobre a planta. Introduzida no Egito há 4 mil anos, expandiu-se também no Império Romano. Encontrado no túmulo de Cristo, depois da ressurreição, foi adotado pelas igrejas ortodoxas, tanto para preparar a água benta como em vasos deixados debaixo do altar. No Haiti, é um símbolo de proteção que acompanha a deusa pagã do amor Erzulie.




Cultivo: Em solo bem arejado e úmido, protegido do vento. Sol quente, evitando o do meio-dia. Pode ser cultivado em vaso. Deve ser regado no meio do dia e não ao entardecer. Se o tempo estiver muito quente, borrife as folhas.

Utilização: De sabor e aroma muito agradáveis, quente e penetrante, complementa o do alho. É um dos ingredientes mais apreciados para temperar molhos, salpicar em saladas, especialmente a de tomate. É a base do molho pesto e combina bem com muitos pratos. Muito usado também para aromatizar azeite e vinagre. As folhas geralmente são usadas inteiras; se for preciso, triturar ou picar com os dedos em vez de usar faca. Em pratos quentes, colocar o manjericão quando já estiver no fim do preparo, pois o sabor se perde com o calor. O chá do manjericão é digestivo. Em, mergulhando algumas folhas em vinho, durante algumas horas, obtém-se um bom tônico.

Aromaterapia: O óleo essencial de manjericão é tônico do sistema nervoso e sedativo. Pode ser usado em infusão, fricção, massagem, unguento e para repelir insetos. Combinam com óleos essenciais de bergamota, gerânio, hissopo, alfazema, alecrim, cipreste, cedro, limão, sálvia-esclareia, tomilho, orégano, tea tree e zimbro.

Fonte: 

CORDEIRO, Denise Maria. Jardim Interior - Oráculo das Flores. São Paulo: Pensamento, 2007.