Continuando os textos sobre a babosa...
Bom, sei que muita gente vai perguntar que tipo de babosa podemos usar. E vocês têm razão, porque existem muitos tipos de babosa (para ser precisa, há cerca de 240 tipos de babosa no mundo). A que podemos usar, tanto na alimentação quanto na cosmética, é sempre a Aloe vera barbadensis. Aliás, vamos começar com uma curiosidade: sabia que "aloe", em sânscrito, significa "deusa"e "vera", em latim, significa "verdade"? Também descobri nas minhas pesquisas que, no árabe, "alloeh" significa "substância muito amarga".
Hoje vou escrever um pouco sobre as propriedades medicinais da babosa.
Talvez você já tenha ouvido que ela é boa para passar em queimaduras, cortes, no cabelo... Tudo isso é verdade. Ela também pode ser usada no combate à acne, em casos de dermatite e psoríase. Internamente, ela também ajuda na digestão e é uma boa planta para quem tem problemas intestinais, mas, nesse último caso, deve ser utilizada com muita parcimônia.
A babosa é uma ótima fonte de vitaminas e minerais. Ela contém as vitaminas A, B1, B2, B3, B6, B12, C, E, ácido fólico e os minerais cálcio, cobre, ferro, magnésio, manganês, potássio, sódio e outros.
Entre as muitas qualidades da babosa, ela é principalmente considerada antibacteriana, antifúngica, anti-inflamatória, demulcente, emenagoga, emoliente, laxativa, purgativa e rejuvenescedora.
Nas queimaduras e machucados, o gel da babosa ajuda a cicatrizar a pele rapidamente e, ainda por cima, por conta de suas características anti-inflamatórias, ajuda a criar uma barreira protetora no machucado.
A babosa também pode ser usada internamente, mas tome cuidado com a dosagem, porque, em grandes quantidades, pode causar cólica intestinal. Pessoas com doença de Chron devem ter cuidado redobrado, pois a babosa pode ser muito forte para elas. Mulheres grávidas não devem tomá-la porque ela estimula o útero e pode causar contrações.
Existem bebidas prontas, mas o ideal seria ter uma babosa fresca em casa e usá-la dessa maneira. Veja, a seguir, um vídeo que ensina direitinho a retirar o gel da babosa:
No vídeo diz-se que é para lavar o gel a fim de tirar a a alantoína (gel amarelo extremamente laxante e um antibiótico muito forte) da babosa. Você também pode tirar a babosa do pé e deixá-la emborcada de um dia para o outro. Esse gel amarelo sairá sozinho. Se não sair, faça como no vídeo e lave a babosa. Uma curiosidade: esse gel da babosa é feito de 99% de água!
No próximo post, quero escrever um pouco sobre as propriedades mágicas da babosa. Fiquem ligad@s!
2 comentários:
Muito interessante...
Muito interessante...
Postar um comentário