sábado, 7 de junho de 2014

Banhos - Guiné, arruda e alecrim

Por mais que as pessoas achem que eu saiba tudo sobre ervas, estou sempre procurando aprender sobre elas. A umbanda não é minha religião, mas comecei a fazer um curso sobre ervas na umbanda para ver como as ervas são nela utilizadas. Conhecimento, na minha opinião, nunca é demais.

Minha primeira atividade do curso foi fazer um banho de ervas. E para esse banho eu escolhi três ervas poderosas: guiné, arruda e alecrim.

Eu não queria usar ervas secas, então fui ao mercado municipal e achei uma loja de umbanda que vende um montão de ervas frescas, para minha felicidade, e comprei um ramo de cada. As ervas estavam bonitas e, mesmo eu não as usando no mesmo dia para fazer o banho, posso dizer que duraram bem por 3 dias (estamos no inverno e creio que isso ajudou a mantê-las frescas).

Coloquei as folhas numa panela, deixei ferver e, depois coloquei a tampa por cima da panela, abafando a água e as ervas. Coei tudo e deixei descansar por uma hora, pois estava muito quente.

Depois, tomei um banho higiênico, com sabonete, e em seguida joguei a água pelo corpo (do pescoço para baixo, porque o guiné é tóxico e a arruda é muito forte), mentalizando abertura de caminhos e purificação.

Como sempre, não me enxuguei após o banho de ervas. Você deve deixar a infusão penetrar na sua pele sem passar a toalha.

Senti uma força muito grande nesse banho. Como se três entidades do reino vegetal, bastante purificadores, estivessem me ajudando a remover negatividades e o que já não presta mais. É interessante mencionar que, nesse banho, o guiné e a arruda são as ervas que fazem a limpeza, e o alecrim é a erva equilibradora.

Algumas pessoas aconselham tomar esse banho, que também é chamado de banho de descarrego, por 3 dias seguidos.

4 comentários:

Mandala disse...

Tenho um pé de arruda aqui em casa. Vou fazer um banho com ela...

heloisa de mesquita inoue disse...

Uma linda semana para você! Obrigado pela dica e pela visita, beijos!

ligia disse...

Adoro esse banho faz tempo que não tomo!!!

Marcelo Cedraz disse...

Muito bom este banho... Sai tudo de ruim do corpo... E da vida!! Realmente vale a pena!!!