segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Lua Nova em Peixes - 21/2/2012

Esta Lua Nova nos convida a refletir sobre os reais desejos que temos dentro de nós e nos inclina a estar com pessoas que têm esse mesmo desejo. Esse é um momento que traz intuição, insights e dá aquela força para você se inserir no incosciente coletivo.

Nesta Lua Nova, medite a respeito das mensagens que a vida está lhe trazendo e preste bastante atenção ao seus sonhos, pois eles, através de sua simbologia, poderão lhe ajudar.

Não seja egoísta ao ficar pensando em sonhos que farão bem somente a você. Pense no coletivo, tenha compaixão pelo próximo e faça uma forcinha para não perder sua conexão com a natureza e com os outros, afinal, somos todos filhos de uma Mãe só.

Chega de se sentir sozinha (descobri hoje, lendo um texto na Web, que todos os vícios têm uma mesma raiz: a sensação de se sentir sozinho). O momento é de agir, a favor de sua comunidade. Como você pode ser útil ao outro?

Lembre do coletivo, e não esqueça de si mesma. Seus sonhos são importantes, então coloque-os em prática, pois a vida é muito curta. Se houver outras pessoas que compartilhem de seu sonho, melhor ainda.

Cuidado com as distrações que podem causar acidentes, com vícios e também com discussões.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Clara Nunes - Banho de Manjericão

Hoje apareceu uma pessoa no Facebook dizendo que havia tomado um banho de manjericão e estava se sentindo muito bem. Aí chegou um rapaz e postou o link para essa música da Clara Nunes, chamada "Banho de Manjericão".

video

Eu não conhecia a música, mas a adorei. E, como ela canta uma erva que sempre anda pelo blog, decidi compartilhá-la com vocês!

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Maria Fernanda Cândido e a aromaterapia

Sempre achei a atriz Maria Fernanda Cândido uma mulher diferente. Ela é muito bonita, é talentosa e, quando soube que era uma das sócias da Casa do Saber, pensei: "Uau, além de tudo ela é inteligente!".

Estava lendo uma revista Claudia na sala de espera de um consultório médico e comecei a ler a matéria sobre Maria Fernanda, que também estava na capa.

Para meu deleite, descobri que, além de tudo, Maria Fernanda Cândido gosta de aromaterapia!!! Duvida? Então leia aqui:

"Mas meu maior hobby mesmo é cuidar das plantas. Tenho rosas brancas de pétalas perfumadas, uma coleção com uns oito tipos de jasmim, orquídeas - uma delas solta aroma de chocolate! - e muita lavanda. Estas últimas, amasso dentro da água da banheira e mergulho num banho de imersão divino. Óleos essenciais são outra mania que tenho. Há difusores pela casa toda. Uso o de laranja doce para abrir o apetite das crianças. O de alecrim para acordar bem, pois estimula e traz alegria. No meu quarto, ponho canela com laranja, que tem um apelo mais feminino. Meus filhos detestam o de capim-limão! É o aroma da concentração. Gosto de usar quando preciso decorar textos à noite. E, se quero deixar o cabelo com um cheiro maravilhoso, sigo a seguinte receita antes do xampu: gotas de alecrim e e menta no couro e de lavanda e grapefruit no comprimento, misturadas a creme hidratante."

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Jasmim




Jasmim (Jasminium officinale, Jasminum grandiflorum, Jaminum sambac, J. odoratissimum)

Gênero: feminino
Planeta: Lua
Elemento: água
Energia: doce, quente, estimulante
Família: oleáceas
Melhor dia da semana para utilizar o jasmim: quarta-feira

Parece brincadeira, mas existem mais de 500 tipos de jasmim, essa planta que adoro e que exala um cheiro maravilhoso à noite. De todos, o mais conhecido, ao menos em forma de chá, é o Jasminium officinale, também chamado de “jasmim verdadeiro”.

Diz-se que as bruxas usavam as flores de jasmim em feitiços de amor e em feitiços para atrair prosperidade e induzir sonhos proféticos. Trata-se também de uma flor ritual para o sabá do Equinócio de Primavera (mas algumas pessoas gostam de utilizá-la em Imbolc).

Medicinalmente falando, essa flor cria uma sensação de bem-estar e elimina a ansiedade. É usada como afrodisíaco (principalmente se esfregada na pele) e diz-se que cura impotência e frigidez. Também é utilizada para aliviar infecções nos olhos. O chá de jasmim também age como estimulante, fazendo com que as pessoas se sintam mais positivas em relação à vida.

Diz-se que o jasmim também ajuda pessoas que são perfeccionistas e gostam de julgar os outros (então deve ser muito boa para os librianos, rs).

Seus significados são “eloquência”, “doçura”, “amizade”, “charme” e “afeição”. Também se diz que pessoas que escolhem o jasmim estão em busca de conhecimento e crescimento espiritual.

Sonhar com o jasmim é sinal de sorte (inclusive no amor).

Além de acalmar, o jasmim também pode ser utilizado para melhorar a função respiratória. Deve-se tomar após o jantar, 1 xícara por dia no máximo.

Não existe um óleo essencial de jasmim, mas sim um absoluto, que contém poderes curativos. A fragrância é absolutamente rica e sensual. Alivia o estresse, ajuda a remover bloqueios emocionais, acalma medos e ansiedade, e é levemente eufórica.

O jasmim é sagrado para Kama, deus hindu do amor, que usa o jasmim para untar suas flechas. Também é sagrada a Vishnu, Diana, Adônis, Deméter, Ceres, Cerridwen, Cernunnos, Fauna, Perséfone, Pan, Maeve, Ártemis, Zeus e Ísis.

Scott Cuningham diz que as flores secas devem ser utilizadas em poções de amor e que atraem um amor espiritual (ao contrário do amor físico). Essas mesmas flores atraem prosperidade se forem levadas junto do corpo, queimadas ou utilizadas. Para os sonhos proféticos, devem ser queimadas no quarto.

Segundo Maria Teresa Modro, melhora o humor e auxilia na cura da depressão. Aumenta a riqueza, prosperidade e afetividade no casamento e também é ótima para auxiliar em dores intensas como luto e perdas.

Algumas outras propriedades mágicas são: espiritualidade, visões, confiança, cura de “corações partidos”, projeção astral, negócios, processos legais, paz, sexo, aumento das qualidades femininas, boa sorte, luxúria, magnetismo (para atrair homens), equilíbrio, harmonia, proteção e boa para fazer meditação. Limpa a aura e estimula a criatividade.

Para os chineses, essa flor é o símbolo da doçura feminina.

Para mulheres com baixa autoestima, recomenda-se tomar um banho com chá de jasmim à luz de velas branca e roxas. Diz-se que elas enxergarão a beleza e a sexualidade dentro de si mesmas.


Bibliografia

Brigitte Mars. The Sexual Herbal – Prescriptions for Enhancing Love and Passion.
Earl Mindell’s Herb Bible.
Richard Webster. Flower and Tree Magic – Discover the Natural Enchantment Around You.
Gerina Dunwich. Wicca Garden – A Modern Witch’s Book of Magickal and Enchanted Herbs and Plants.
Deepak Chopra e David Simon. O Guia Deepak Chopra de Ervas.
Scott Cuningham. Cunningham’s Encyclopedia of Magical Herbs p.147.
Maria Teresa Modro. Apostilas.