domingo, 2 de setembro de 2012

20 razões para usar o óleo de melaleuca (ou tea tree)




Eu sou completamente apaixonada pelo óleo de tea tree (ou, aqui no Brasil, óleo de melaleuca, pois a planta que lhe dá origem tem o nome científico Melaleuca alternifolia). Para que você também possa se apaixonar por esse óleo que é eficaz contra bactéiras, fungos, vírus e ainda por cima estimula o sistema imune, resolvi traduzir um pequeno artigo de Mickey Z., publicado no Planet Green. Com esse texto, você descobrirá vinte usos para esse óleo maravilhoso. Vamos lá:
 
1) Coloque um pouquinho sobre espinhas para ajudar a secá-las.

2) É um tratamento antifúngico para pé-de-atleta, eczemas, várias infecções por fungos etc.


3) É um antisséptico que pode ser utilizado em cortes e queimaduras.


4) É um antiviral que pode ajudar a diminuir os sintomas de gripes e resfriados. Para tanto, coloque algumas gotas do óleo de tea tree na banheira.


5) Coloque o óleo em um vaporizador para ajudar a aliviar o peito congestionado.


6) Coloque uma pequena quantidade do óleo no xampu para combater piolhos.


7) Se você transpira muito e fica com mal cheiro nas axilas, use o óleo de tea tree.


8) Use o óleo para tratar sinusite.


9)  Use para combater a caspa e para hidratar couros cabeludos secos.


10) Na aromaterapia, o óleo de tea tree é utilizado para tartar resfriados, tosses persistentes, acne, dores de dente e queimaduras de sol.



Para Limpeza

11) Para criar um produto de limpeza com óleo de tea tree, misture duas colheres de chá do óleo essencial com 2 xícaras de chá de água em uma garrafa do tipo spray.

12) Outra versão de produto de limpeza: 440 ml de água com um pouco de sabão líquido e 10 gotas de óleo essencial de tea tree.


13) Misture a solução acima com sal grosso pra esfregar banheiras e azulejos dos banheiros.


14) Adicione algumas gotas de óleo essencial de tea tree na louça a ser lavada, junto com algum detergente líquido biodegradável.


15) Adicione algumas gotas de óleo essencial de tea tree na máquina de lavar roupas e irá notar que suas roupas ficarão com cheiro de limpeza por mais tempo.


16) Controle o mofo com uma solução de óleo de tea tree e água em um spray. Borrife locais propensos à umidade.


17) Remova o mofo já existente com esse mesmo spray contendo água e óleo de tea tree.


18) Para manter os germes longe de sua casa, borrife o spray acima em cadeirões de bebê, bancos de carros e outros pontos da casa em que haja grande tráfego de pessoas.

19) 15 gotas de óleo essencial de tea tree em 25o ml de água é uma mistura muito eficaz como repelente de insetos.


20) Leve um vidrinho de óleo de tea tree com você quando for acampar ou fazer trilhas.
Coloque o óleo diretamente nas picadas de insetos.

59 comentários:

Eliana Flor disse...

Gosto muito do O.E de Tea Tree, amo aromaterapia.

Luciana Onofre disse...

fiquei muito curiosa qto ao seu uso no combate a sinusite =)

Green Womyn disse...

Lu, nesse caso, você coloca água para ferver e, depois, coloca a água bem quente num recipiente de vidro.

(Cuidado para não queimar a mão...)

Pingue 5 gotinhas do óleo de tea tree nessa água e aproxime o recipiente do rosto, inalando o vapor que sobe.

É importante fechar os olhos durante essa inalação, e também tomar cuidado para o vapor não estar muitíssimo quente e machucar o rosto.

Anônimo disse...

O OLEO E UM PODEROSO ANTIBACTERICIDA EU TAVA COM SUSPEITA DE SARNA E COCANDO ATE ISSO ELE CUROU A MIM .

Green Womyn disse...

Anônimo, olha só que maravilha! Mais um uso do meu amado óleo que eu não conhecia!

Obrigada pela partilha!

Jorge Ramiro disse...

Eu também gosto muito de aromaterapia. Eu acho que é uma boa maneira de relaxar. Eu sou uma pessoa muito nervosa e sempre estou fazendo coisas que eu preciso para relaxar. Eu faço yoga e aromaterapia. Eu tenho alguns restaurantes em santana e algumas vezes ser o proprietário é muito estressante.

Anônimo disse...

Eu usei para candidiase, embebi um absorvente interno com 05 gotas do oleo em uma colher de oleo vegetal. Usei por 07 dias. Melhorou muito.

EPP disse...

como o óleo essencial tea tree combate a sarna humana????

Paula Oliveira disse...

Também sou apaixonada por esse óleo milagroso!
Eu o conheci quando estava com as unhas dos pés destruídas por micose. Fazia 2 anos que tomava medicamento oral e passava esmalte específico manipulado e nada de melhorar. Até que um Podólogo me indicou esse óleo. Tinha que cortar as unhas, tirar toda a parte podre (arrancar mesmo), aí após lixar colocava 2 gotinhas em cada unha 3 X ao dia. Em dois meses nasceram unhas novinhas. Nunca mais tive micose nas unhas. E acabou com a micose da minha mãe, marido e irmã também.
Além de micose, já tratei sarna na minha cachorrinha, colocava 10 gotinhas de óleo no vidro de shampoo e 5 na água da banheira, aonde tinha feridas eu molhava o algodão e passava puro diretamente nas feridas. Como o banho era só uma vez por semana, eu misturei 10 gotinhas num pote pequeno de soro fisiológico e burrifava na cachorrinha todos os dias. Mas protegia para que ela não lambesse. Foi curada em duas semanas. Mas no terceiro dia já não tinha mais coceiras.
Também já usei para caspa. Coloquei 10 gotinhas no vidro de shampoo. Adeus caspa e coceira.
Em animais também já usei para matar carrapatos. Basta molhar um algodão com óleo puro e colocar o algodão em cima do carrapato. Ele morre na hora e já solta da pele sem precisar puxar.
Ótimo para acabar com piolhos, sarna, caspa, acne, micoses, seborréia e pulgas. Melhora também doenças ginecológicas, bronquite, sinusite, asma e até stress ou depressão. Ele é bactericida, inseticida, antifúngico, cicatrizante, antiinflamatório e anti-séptico.

Fonte: Wikipédia, herbia, blogs e monografias com dados estatísticos na veterinária.

Anônimo disse...

Vi que não há indicações para uso oral. Estou grávida e com muita dor de garganta. Posso pingar umas gotinhas no chá?

Fora isso, concordo: melaleuca é muito bom e o cheiro, agradável.

Recebi indicação de pingar 1 gota diretamente na calcinha para evitar corrimento e recorrência de candidíase. A sensação e efeito são ótimos!

Meu marido tem usado a pomada de melaleuca para tratar rachaduras nos pés.

Anônimo disse...

Minha mãe esta com micose nas unhas e me indicaram o óleo citado á cima, qual o uso correto? Obrigada desde já.

Mercedes Gonçalves disse...

Adorei todos os comentários, já sou fã do óleo de melaleuca....vou comprar urgentemente...obrigada à todos!

Ednei Pereira disse...

Serve também diluindo 1% em água destilada usando para tratar feridas de peixes e algumas doenças.

Anônimo disse...

Pessoal....comprei esse óleo para passar nas unhas dos pés...após a minha podologa orientar...primeiramente cortou a parte descolada da unha ,lavar a unha 2x dia com sabão (ypê) com uma escovinha...é após o banho passar o óleo,,comecei ontem então nao sei o efeito,mas estou super confiante....para minha surpresa meu marido tem herpes labial,,,sofre muito com este incomodo e eu falei p ele pingar no herpes antes de dormir...acreditem!!!!!! Hj pela manha o herpes ja havia diminuído !!!

Anônimo disse...

Esse oleo e indicado para tratar vaginose bacteriana? E quaal a forma de usar, urgeente nunca tinha ouvido falar desse oleo

Green Womyn disse...

Não sei se é indicado para tratar vaginose bacteriana. Não é melhor procurar um(a) ginecologista?

Anônimo disse...

Quero saber se deu resultado nas unhas, grato

Anônimo disse...

Muito obrigado pelos esclarecimentos sobre esse óleo.
Mas eu gostaria de saber se realmente funciona no combate à acne. E se tem alguma marca ou laboratório conhecido que vende esse óleo.

Anônimo disse...

Eu sou apaixonada por esse óleo. É um verdadeiro quebra-galho. Hj mesmo fiz vaporização e precisam ver qto muco botei pra fora. Lavar a vagina com o oleo diluido em agua é uma beleza. A agua deve estar bem limpa, pingue algumas gotinhas do óleo e injete na vagina com uma seringa. Nunca mais tive corrimento ou qquer outro problema. Precisamos confiar mais na nossa mãe natureza.

DeSaude 2007 disse...

Boa tarde pessoal! Também gosto muito da Melaleuca, um santo remédio. Tanto que comecei a vender em frascos maiores de 30 e 60ml e o melhor: com preços muito mais acessíveis que os praticados no mercado. Quem quiser, entre em contato comigo por email: desaude2007@gmail.com

Abraço a todos e obrigado.

Anônimo disse...

Ano passado, na praia, fui infectado por Molusco Contagioso. O sistema imunológico parecia não reagir. Isto parece com pelo encravado, no começo não dei nenhuma importância. Não provocou nenhum distúrbio, se não estético. O problema é que se espalha rápido, e após um mês já tinha centenas, abaixo da cintura. Após alguns exames médicos, fui orientado a fazer curetagem (na prática, queimar os mesmos. Gerando pequenas cicatrizes). Por sorte, li que o óleo de melaleuca vinha sendo utilizado experimentalmente neste sentido. Não foi rápido, demorou 02 meses, mas no final estava curado, sendo que tratamentos convencionais demoram mais de 06 meses. Uso também no pé, para prevenir "chulé" , funciona de forma espetacular,evitando a formação de fungos e micoses. É realmente um exterminador de fungos, se borrifado nos armários, acaba com o cheiro de mofo, principalmente quando há humidade. Minha opinião? Este produto é sensacional.

lia disse...

Descobri o tea tree oil há dois anos quando meu filho contraiu molusco contagioso, depois de passar por vários dermatologistas, sem sucesso, pesquisando na Internet descobri esse óleo maravilhoso. Até hj sempre passo qdo a pele está com alguma irritaçao.

Anônimo disse...

Descobri este oleo atraves de um programa de Tv.Meu marido comprou para usar e nao teve persistencia.
Eu tinha um problema na unha que fui ao dermatologista e ele disse que so cirurgia para retirar um saquinho que cresce no pe da unha e deforma a unha toda.Como nao quiz fazer cirurgia, comecei a usar o oleo duas vezes ao dia manha e noite e para minha alegria desapareceu o problema....so estou esperando a unha crescer para ir cortando e ficar nova. Este oleo eh milagrosso.

Anônimo disse...

BOA TARDE!!! FIZ O BANHO DE ASSENTO COM 5 GOTINHAS EM 1 L DE ÁGUA...
GOSTARIA DE SABER SE É MORMAL A SENSAÇÃO DE "FECHOU O CANAL"

Helenice Priedols disse...

Continuando minha pesquisa sobre o óleo de melaleuca. Quantos usos!
Vou experimentar para sinusite e também para rachadura nos pés.

Gratidão.

PAZ e LUZ

Irene Ibelli disse...

Como posso usar o óleo de melaleuca para asma???? Obrigada.

Kilolk disse...

Como faço a mistura do ileo para retirar mau cheiro das axilas ?

Kilolk disse...

Como faço a mistura do ileo para retirar mau cheiro das axilas ?

Rita Polonini disse...

Eu também sou apaixonada por este óleo, aqui em casa eu uso no shampoo dos meus peludos para prevenir doenças de pele, no shampoo da casa para controlar a dermatite atópica do meu filho, para dores de cabeça e muito mais coisas que se possa imaginar. Uma pena que um produto como este, com tantos benefícios custe tão caro, aqui no RJ custa R$ 30,00 o frasco com 10mls e o spray R$ 55,00 mas, mesmo assim não deixo faltar em casa, vale muito à pena.

Green Womyn disse...

Gente, eu não sabia que havia tantos comentários nesse post! Desculpe-me, não tinha recebido as notificações... Vou tentar responder os comentários mais recentes pelo menos!

Green Womyn disse...

Rita, também adoro o tea tree e uso para evitar herpes. Concordo com você, é caro... Ainda bem que poucas gotas funcionam e daí conseguimos fazer render o vidrinho caro! Beijo e obrigada pela visita!

Green Womyn disse...

Kilolk, veja aqui como se faz o desodorante com tea tree: http://mulherverde.blogspot.com.br/2014/11/desodorante-em-creme-de-tea-tree.html

Unknown disse...

Meu filho de 3anos também pegou!
Queria saber quantas vezes por dia passa e com quanto tempo melhorou

Unknown disse...

Olá, tenho micose nas unhas dos pés há anos, e mesmo tomando floconazol e passando o esmalte não consegui curar. Gostaria de tentar este oleo, mas qual a proporção e frequência de uso

Unknown disse...

Olá, tenho micose nas unhas dos pés há anos, e mesmo tomando floconazol e passando o esmalte não consegui curar. Gostaria de tentar este oleo, mas qual a proporção e frequência de uso

Marcia Marciano disse...

Olá, tenho micose nas unhas dos pés há anos, e mesmo tomando floconazol e passando o esmalte não consegui curar. Gostaria de tentar este oleo, mas qual a proporção e frequência de uso

Anônimo disse...

Olá tenho alergia a produtos com cheiro forte desde perfumes a produtos de limpeza como faço para usar e onde encontrar o Óleo de melaleuca?

Rita Polonini disse...

Se você tam problemas com cheiros fortes não deve usar o óleo de melaleuca, ele é excelente mas tem o cheiro bem forte.

Green Womyn disse...

A Rita tem toda razão, o óleo de tea tree também tem cheiro forte, então pingue 1, no máximo 2 gotinhas no seu desodorante, e mesmo assim vai ver que o odor é bastante intenso.

Todas as mulheres sao DIVAS disse...

Sim. Eu usei durante um mês e micose de unha sumiu.

Josiellen Isabel Vasques disse...

Gostaria de saber se resolve mesmo o problema do mofo ?

Anônimo disse...

Gostaria de saber se serve para fazê banho de acento

DeSaude 2007 disse...

Boa noite pessoal! Também gosto muito da Melaleuca, é realmente milagroso. Tanto que comecei a vender em frascos maiores de 30 e 60ml importados e 100% Puros. E o melhor: com preços muito mais acessíveis que os praticados no mercado. Quem quiser, entre em contato comigo por email: desaude2007@gmail.com

Abraço a todos!

Rita Cassia disse...

E qual é o valor do seus frascos de 30 e 60 ml e como é a forma de pagamento que vc tem gostaria de compra pra experimentar.

Rita Cassia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
christiane disse...

Espero uma resposta meu filho pegou sarna estava lendo inúmeras matérias,mas em nenhuma delas fala como usar o óleo como aplicar e a quantidade.

christiane disse...

Espero uma resposta meu filho pegou sarna estava lendo inúmeras matérias,mas em nenhuma delas fala como usar o óleo como aplicar e a quantidade.

Anônimo disse...

gostaria de saber se esse óleo é bom pra queda de cabelo

Unknown disse...

Também gostariam de saber se é bom para queda de cabelo.

Solar de Lucena Pousada disse...

Alguem sabe me dizer para infeccao urinaria e ameba? Amem obrigada

abreu disse...

Qual o valor do frasco maior

abreu disse...

Qual o valor do frasco maior

Grace disse...

Olá, gostaria de uma explicação que talvez exija um conhecimento umm pouco mais aprofundado em agronomia ou botanica (melhor botanica mesmo). Ouvi de um agronomo aqui no Paraná de que o cha desta planta é toxico e fiquei espantada pois muita gente usa o óleo. Eu nãos ei dizer a diferença entre o óleo e o chá ainda, mas também ouvi que esta planta a melaleuca é Australiana e portanto muito dificil de ser encontrada aqui no Brasil.
Alguém já ouviu falar sobre estes pontos? 1 - da toxicidade da melaleuca e 2 - que é muito dificil encontrar aqui no Brasil? Agradeço comentários que sejam embasados em teoria, estudos, estatisticas e etc, menos achismo gente por favor. Obrigado a todos...Me chamo Grace

Anônimo disse...

Minha filha foi diagnosticada com Moluscos contagiosos e a medica indicou raspagem. Ela entrou em panico e decidi procurar outros meios. Li sobre o oleo de melaleuca e decidi passar diretamente nas "bolhas", sumiram todas, nunca mais apareceram.
Realmente ele é muito bom.

Anônimo disse...

Vc usou diretamente na pele ou diluiu?meu filho tmbm esta com molusculo

annik pereira disse...

Gente nao to conseguindo usar..coloquei no couro cabeludo p tratar uma alergia, ams o cheiro ta me enjoando demais...deu ate dor de cabeca...por que sra?

Anônimo disse...

Aonde vc adquiriu o óleo? Eu comprei 2 frascos em farmácias diferente, os dois tem cheiro diferente. Não sei qual o verdadeiro, preciso passar no molusco.

Anônimo disse...

Me indiquem uma farmácia online para comprar o olé 100% puro e de confiança. Adquiri 2 vidros em farmacias diferente e os 2 tem cheiro diferente. Preciso para passar em molusco contagioso da minha filha. Como saber qual é o verdadeiro? Devia haver o mesmo cheiro certo? Grara a quem ajudar.

DeSaude 2007 disse...

Boa tarde pessoal! Também gosto muito da Melaleuca, um santo óleo. Tanto que comecei a vender em frascos maiores de 30 e 60ml e o melhor: com preços muito mais acessíveis que os praticados no mercado. Todos 100% puros e impotados dos EUA. Quem quiser, entre em contato comigo por email: desaude2007@gmail.com