domingo, 23 de maio de 2010

Via de mão dupla - Sobre relacionamentos

Há algum tempo, estava tendo problemas de relacionamento e o texto abaixo caiu em minha caixa de e-mails como uma luva. A autora dele é a Kátia Horpaczky, e você pode ler outros textos dela no Roda da Vida. Agradeço a autora por autorizar a publicação de seu texto neste blog (os grifos são meus).


Via de mão dupla

As nossas relações de amizade, de trabalho, familiar e relações românticas podem ser exemplificadas em três tipos:

1) É uma via de mão dupla: Há envolvimento, troca, cumplicidade e companheirismo.

2) É uma via de mão única: Você torce para que as coisas mudem, para que haja uma chance de troca, de cumplicidade.

3) É um beco sem saída: Você tem relacionamentos que gostaria de terminar, mas acha que não consegue cortar a ligação por alguma razão, medo de perder, de se libertar.

Todos nós temos relacionamentos que não “servem” mais. Talvez essa seja a hora de limparmos os relacionamentos que não tem nenhuma esperança de continuidade, de troca, de envolvimento. Nem todos os relacionamentos dos quais nos livramos são negativos. As pessoas não são 100% negativas, às vezes é a combinação entre nós que não dá certo. O problema é que essas ligações podem nos levar a uma posição negativa.

Se compreendermos esta idéia, poderemos perceber e identificar essas relações, e o por que de estamos nos agarrando a um relacionamento, uma pessoa ou situação que não serve mais para nós, esteja certo de que a pessoa de quem você está escolhendo terminar a relação e se afastar SERÁ ótima para outra pessoa. Outro(a) amigo(a). Outro colega de trabalho. Outro(a) namorado(a).

Seja um relacionamento romântico, de trabalho ou de amizade, se soubermos que não serve mais para nós, está na hora de ter coragem para romper, seguir em frente, se liberar e liberar a pessoa.

Aproveite esse artigo e nesse dia, nessa semana, observe sua ligação com as pessoas. Faça um plano para despertar a reciprocidade nas vias de mão única: toda via de mão única pode ser transformada em via de mão dupla, você merece. E quanto aos relacionamentos sem saída, lembre que, ao se agarrar a eles, você está impedindo que outras pessoas consigam o bem que realmente merecem através dessas ligações. Libere-os.

Tudo de bom,

Katia Horpaczky
Consultório de Psicologia - Roda da Vida
(11) 5573-6979 cels: (11) 9234-1498 - 8534-9911
www.rodadavida.com.br

Nenhum comentário: