sábado, 15 de agosto de 2009

Curiosidades sobre as árvores

Estava eu folheando uma revista quando vi uma propaganda da revista Superinteressante sobre as árvores. Ela começava assim: Para as friorentas, lenha. Para as calorentas, sombra. Na página seguinte, havia um Para a leitora da Super e, embaixo, o que uma árvore significa para a leitora da revista:

* A copa das árvores abriga 70% das espécies de uma floresta tropical - numa única árvore da Amazônia foram encontrados 1.200 tipos de besouros.

* Entre 2000 e 2005, o Brasil foi responsável por 42% das florestas desmatadas no mundo. O ritmo de desflorestamento no país é 6 vezes superior à média mundial.

* Quase 95% dos brasileiros nunca viram um pau-brasil. Mas a madeira continua sendo exportada: ela é usada na confecção de arcos de violino, na Alemanha.

* Um bom lugar para se proteger de raios é dentro de uma mata fechada. A diversidade de tamanho das árvores reduz a chance de você ser atingido.

* 70% da madeira ilegal da Amazônia é destinada à construção civil. Desse total, quase metade vira estrutura de telhado.

* A cruz em que Jesus morreu provavelmente foi feita de oliveira. O único cadáver encontrado de uma crucificação da época possuía fragamentos dessa madeira.

Por trás da propaganda, a mensagem de que a leitora dessa revista é mais bem informada. Como se uma mulher que pensa na árvore como meio de ter sombra ou lenha valessem menos. Por milênios, homens e mulheres só pensaram nas árvores nesses termos, e acho que isso não quer dizer que valessem menos do que nós, "as superinformadas".

Mas convenhamos: você não gostou de saber que pode correr para baixo de uma árvore em caso de tempestade? (rs) Minha avó sempre me disse para fugir delas quando estivesse chovendo muito, mas, pelo jeito, isso deve ser mito. Ou não. Confio mais na minha avó do que na Superinteressante (rs).

Sobre a questão do desmatamento, acho que esses números são grandes porque são proporcionais ao tamanho de nossa área verde. Ou não?

E sobre os arcos de violino: em Paraty também tem um monte de réplicas do Cristo Redentor feitas em pau-brasil sendo vendidas.

Nunca pensei que um anúncio de revista iria me trazer tantas questões. Bom, agora os leitores do blog (e eu) sabemos um pouco mais sobre as árvores. Sem perder nosso senso crítico, é claro.

7 comentários:

Mary disse...

Danny queerida,tô te oferecendo um selinho com carinho...depois vai buscar..ainda tô terminando o post viu!bjo

san disse...

Oi MOça verde
até dá pra ensinar a fazer bolas de sementes...
inclusive tem um post sobre, com desenho e tudo, faça uma busca no blog com as palavras bombas de semente.
digo que é terapeutico, é sempre quando se mexe com terra né...
ps, eu estou te devendo umas sementes nao?
bjs

sandalo disse...

ah te linkei
bj

Amélia Ribeiro disse...

Olá,

pois eu também concordo que é melhor continuar a confiar nas avós...

beijos

Claudia Godoy disse...

Mais um voto para as avós...
Mas o fato é que não se deve ficar embaixo de uma árvore qdo de raios, mas em uma floresta, como é o caso em que a revista se referiu, é diferente pois existem inúmeras árvores para atrair os raios e isso diminue a chance de sermos atingidos, mas não elimina...
Bjos

Anônimo disse...

opa
e ai tudo bem?
não deixe de ver o ultimo post
mini jardim em tampinha
bj
guerrilha jardim
sandalo

Luciana Onofre disse...

Há um selo para ti no Crianças Pagãs :)