quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Calêndula - Usos Mágicos


Gênero: masculino

Elemento: fogo

Planeta: Sol

Direção: Sul

Deidades: Flora, Diana, Ártemis, Pã, Fauno, deusas e deuses solares, Xochiquetzal

Representação no corpo: Auto-imagem

Representação na mente: comunicação, banimento do medo, liderança, amor, dinheiro, sucesso, parar algum tipo de violência

Sabás: Beltane e Mabon


Este é o ano da calêndula. Não me pergunte quem oficializou, mas vira e mexe eu vejo um “2008 – Ano da Calêndula” nos sites de ervas por aí (rs).

Eu adoro calêndula, sempre tenho esta linda plantinha solar, que é boa para proteção, assuntos legais e aumentar poderes espirituais.

Para fortalecer seu coração, colha a calêndula bem no meio do dia, para que o calor do sol o aqueça. Para que o mal não entre em sua casa, coloque guirlandas de calêndula nas portas.

Espalhe calêndula embaixo da cama para proteção e para que seus desejos se realizem.
Carregue-a com você quando precisar que seja feita justiça em algum tribunal.

Uma lenda sobre a plantinha: dizem que se uma garota tocar a calêndula com os pés desnudos, entenderá melhor a linguagem dos pássaros. O que está esperando para voar? (rs)

Dizem também que esta planta “ajuda” a descobrir quem foi que lhe roubou algo.
Terapeuticamente, ajuda a fortalecer o sistema imune e pode inclusive ser comida em saladas (mas cuidado: não vá pegar folhas e flores de calêndula que ficam na beira de estrada para comer, muito menos aquelas plantas cheias de agrotóxicos). Há quem pense que somente sentir o cheiro da planta já ajuda a manter a saúde.
Dizem também que beber o chá ajudar a resolver problemas de amor. Nas divinações com este fim, é bom queimar a erva. Para aumentar sua popularidade, tome um banho com calêndula num domingo.
As sementes são sagradas a Apolo e, quando ingeridas, trazem visões.
E já que estamos em agosto, dizem que um poderoso feitiço “antifofoca” (rs) é colher as flores neste mês e colocá-las num saquinho junto com uma folha de louro. Corra porque o mês já está acabando!
Um exemplo de magia simpática é olhar bem para as flores com o intuito de melhorar a visão, já que elas lembram olhos.
Além de servir para consagrar instrumentos mágicos, também pode ser usada em ritos fúnebres.

3 comentários:

Rafael Nolêto disse...

Legal o texto!!! Vale lembrar também que alguns autores (Ex: Manfred Himnel)citam a calêndula como sendo uma planta saturnina, pois possui várias características comuns a plantas regidas por este astro (folhas diteramente ligadas ao caule, época de floração, propiedades, etc). Mesmo recebendo influência saturnina a calêndula também pode possuir regentes secundários, que nesse caso seria o Sol.
Abraços de Luz!*

Green Womyn disse...

Querido Rafael, obrigada pelo adendo. Você é sempre bem-vindo aqui!

Olivia Frade Zambone disse...

dani, agora q vi seu blog. Muito bom! beijos