domingo, 2 de fevereiro de 2020

Cidra de Fogo

Já ouviu falar da cidra de fogo, também conhecida como "fire cider"?

A primeira vez que ouvi falar dessa receita foi por causa da herbalista Rosemary Gladstar (sim, sou apaixonada por ela, como muit@s de vocês já sabem). Ela, aliás, lançou um livro só sobre a cidra de fogo, em inglês, cuja capa reproduzo abaixo para vocês.



Aliás, por uma enorme coincidência, acabei de descobrir que hoje, dia 2 de fevereiro, é considerado o Fire Cider Day (Dia da Cidra de Fogo).

Há um tempo atrás, fiquei chocada por ver que uma empresa queria "patentear" essa receita, que faz parte do repertório popular de muitos herbalistas. Três mulheres herbalistas norte-americanas enfrentaram essa empresa, processaram e... ganharam no fim do ano passado, para nossa felicidade! O termo "fire cider" foi considerado de uso genérico e, portanto, não pôde ser patenteado. Para saber mais sobre essa história, clique aqui (em inglês).

Nesses tempos de coronavírus, vale a pena fazer e usar esta receita, que ajuda a aumentar a imunidade. Além disso, é considera anti-inflamatória, antibactericida e antiviral. Nos países do hemisfério norte, é comum tomar a cidra de fogo para evitar gripes e/ou diminuir sua duração.

Quer aprender a fazer? Veja uma receita a seguir!



1/2 xícara de raiz-forte fresca fatiada ou seca
1/2 xícara de cebola fresca fatiada
1/4 de xícara ou mais de alho fatiado fresco
1/4 de xícara ou mais de gengibre ralado fresco
Pimenta caiena, fresca ou seca (em pó)
Mel
Vinagre de maçã (se puder ser orgânico, melhor ainda)

Coloque todos os ingredientes num pote de vidro e cubra com vinagre de maçã. Feche bem o pote.

Deixe esse pote em um lugar quente por um período de 3 a 4 semanas. Sacuda diariamente para ajudar no processo de maceração.

Após o período, retire os sólidos e reserve o líquido.

Coloque a pimenta caiena e use um pouco de mel para adoçar (você pode esquentar o mel apenas um pouquinho antes).

Mantenha esse líquido no armário ou na geladeira por meses.

Para manter-se saudável, tome um copinho pequeno por dia, como se fosse um tônico. Se sentir que vai gripar, tome uma ou duas colheradas a cada 3 ou 4 horas.

Há receitas diferentes dessa, pode ter certeza. Tem gente que acrescenta laranja, tem gente que acrescenta canela, tem gente que acrescenta ginseng. Nenhuma delas está "errada", vale dizer.

Se fizer, me conta como foi sua experiência? Se ajudou no caso de gripes e resfriados? Aguardo seu relato nos comentários!


4 comentários:

tainan disse...

Dani, que gostoso ler um post seu!
Sempre tenho essa cidra potentíssima no armário, é praticamente um levanta-defunto; acho muito melhor do que tomar vit. C efervescente, rs.
E eu sou dessas que acrescenta raspas de lima-da-pérsia, laranja e canela. Da última vez que fiz, também coloquei zimbro (que amo desde que estudamos no grupo de herbalismo que você montou).
Eu já tinha visto este livro da Rosemary na Amazon, você gostou? :)

Um beijo!

Unknown disse...

Strange "water hack" burns 2 lbs in your sleep

Well over 160,000 men and women are trying a easy and secret "liquid hack" to lose 1-2 lbs every night as they sleep.

It is easy and it works every time.

This is how you can do it yourself:

1) Go get a drinking glass and fill it half the way

2) And now use this weight losing HACK

you'll be 1-2 lbs thinner the very next day!

Mi Duarte disse...

Dani, que legal! Acabei de fazer à minha. Usei canela, cravo e curcuma também! Ansiosa aqui.

Stephenie Brown disse...

O herpes é uma condição grave e recorrente que não pode ser curada por medicamentos ou injeções por médicos americanos, mas a melhor maneira de combater o herpes é tomar remédios naturais à base de plantas, li sobre DR JAMES, o grande médico que me cura herpes com seu poderoso remédio herbal. Entrei em contato com ele para descobrir como ele poderia me ajudar e ele me disse para nunca se preocupar em me ajudar com as ervas naturais de Deus! Após 2 dias de contato com ele, ele me disse que a cura estava pronta e me enviou através do DHL COURIER SERVICE SPEED POST e chegou a mim em 7 dias! Usei o medicamento conforme indicado (MANHÃ E NOITE) e fui curado! É realmente como um sonho, mas estou tão feliz! para pessoas que sofrem das seguintes doenças, câncer, hipotireoidismo, herpes, DPOC, HIV, artrite, HPV, infecções, doença hepática, doenças auto-imunes, doença de Parkinson, lúpus e mais devem contatá-lo para obter seu remédio herbal, porque eu sou um testemunho vivo e Fui curado de herpes e seu medicamento é legítimo. Enviei o que ele pediu e ele me enviou a medicação que tomei por boas 3 semanas e hoje estou aqui com um resultado negativo. Quando fui fazer o teste, fiquei muito feliz depois de tomar a medicação.
CONTATO DR JAMES PARA UM E-MAIL DE CURA PERMANENTE: drjamesherbalmix@gmail.com LIGUE OU LIGUE +2348152855846