sábado, 8 de fevereiro de 2020

Pó para limpeza de tapetes

Choveu o fim de semana passado todinho. Em geral, costumo colocar meus tapetes no sol aos fins de semana, mas, por conta do clima, não pude fazer isso.

E então... Sabe quando você começa a achar que tem um cheiro estranho vindo do tapete?



Eu detesto quando isso acontece. E, como eu procuro solução para tudo o que me incomoda, resolvi fazer um "pó de limpeza" para o meu tapete. Eu já tinha visto várias receitas por aí, nos meus livros e em alguns sites, mas criei a minha própria, com as quantidades a olho mesmo.

Do que você vai precisar:

  • Bicarbonato de sódio
  • Amido de milho (a tradicional Maizena)
  • Óleos essenciais


Eu botei 1 parte do bicarbonato, 1 parte da Maizena e umas 10 gotas de óleo essencial. Mas nada disso tá escrito na pedra.

Tem gente que usa só o bicarbonato, tem gente que não usa a Maizena (eu coloquei para render mais). E a quantidade de óleo essencial é você quem escolhe. É claro que você não vai encher de óleo essencial, né? Bom senso sempre...

Misturei tudo, deixei secar um pouquinho e joguei por cima do tapete.

Deixei agir por 30 minutos (mas você pode deixar mais tempo se preferir) e depois passei o aspirador. Não tem aspirador? Passe a vassoura mesmo.

O bicarbonato ajuda a tirar o cheiro desagradável. Os óleos essenciais perfumam e, se você manjar do assunto, podem até auxiliar terapeuticamente. Se quiser mais calma naquele ambiente, por exemplo, vale colocar óleo essencial de lavanda. Eu usei melaleuca e hortelã-pimenta.

O tapete ficou limpinho e a sala, cheirosinha. <3 font="">


domingo, 2 de fevereiro de 2020

Cidra de Fogo

Já ouviu falar da cidra de fogo, também conhecida como "fire cider"?

A primeira vez que ouvi falar dessa receita foi por causa da herbalista Rosemary Gladstar (sim, sou apaixonada por ela, como muit@s de vocês já sabem). Ela, aliás, lançou um livro só sobre a cidra de fogo, em inglês, cuja capa reproduzo abaixo para vocês.



Aliás, por uma enorme coincidência, acabei de descobrir que hoje, dia 2 de fevereiro, é considerado o Fire Cider Day (Dia da Cidra de Fogo).

Há um tempo atrás, fiquei chocada por ver que uma empresa queria "patentear" essa receita, que faz parte do repertório popular de muitos herbalistas. Três mulheres herbalistas norte-americanas enfrentaram essa empresa, processaram e... ganharam no fim do ano passado, para nossa felicidade! O termo "fire cider" foi considerado de uso genérico e, portanto, não pôde ser patenteado. Para saber mais sobre essa história, clique aqui (em inglês).

Nesses tempos de coronavírus, vale a pena fazer e usar esta receita, que ajuda a aumentar a imunidade. Além disso, é considera anti-inflamatória, antibactericida e antiviral. Nos países do hemisfério norte, é comum tomar a cidra de fogo para evitar gripes e/ou diminuir sua duração.

Quer aprender a fazer? Veja uma receita a seguir!



1/2 xícara de raiz-forte fresca fatiada ou seca
1/2 xícara de cebola fresca fatiada
1/4 de xícara ou mais de alho fatiado fresco
1/4 de xícara ou mais de gengibre ralado fresco
Pimenta caiena, fresca ou seca (em pó)
Mel
Vinagre de maçã (se puder ser orgânico, melhor ainda)

Coloque todos os ingredientes num pote de vidro e cubra com vinagre de maçã. Feche bem o pote.

Deixe esse pote em um lugar quente por um período de 3 a 4 semanas. Sacuda diariamente para ajudar no processo de maceração.

Após o período, retire os sólidos e reserve o líquido.

Coloque a pimenta caiena e use um pouco de mel para adoçar (você pode esquentar o mel apenas um pouquinho antes).

Mantenha esse líquido no armário ou na geladeira por meses.

Para manter-se saudável, tome um copinho pequeno por dia, como se fosse um tônico. Se sentir que vai gripar, tome uma ou duas colheradas a cada 3 ou 4 horas.

Há receitas diferentes dessa, pode ter certeza. Tem gente que acrescenta laranja, tem gente que acrescenta canela, tem gente que acrescenta ginseng. Nenhuma delas está "errada", vale dizer.

Se fizer, me conta como foi sua experiência? Se ajudou no caso de gripes e resfriados? Aguardo seu relato nos comentários!