domingo, 7 de maio de 2017
Alho - Propriedades mágicas
Nome científico: Allium sativum
Gênero: masculino
Planetas: Marte, sob influência de Áries e Escorpião. Deve ser plantado durante as luas nova ou crescente, nos signos de Escorpião ou Sagitário.
Elemento: fogo
Divindade: Hécate
Poderes: proteção, cura, exorcismo, luxúria, anti-roubo, saúde
História
Na antiguidade, o alho era dado às pessoas insanas na crença de que iria curá-las. Os conquistadores romanos espalharam alho por todas as suas terras recém-adquiridas e os solados romanos comiam o alho para ter coragem nas batalhas.
Ao redor do Mediterrâneo, e particularmente na Itália, o alho é considerado uma excelente proteção contra o mal. O poder do cheiro do bulbo contra os vampiros é um outro exemplo desta crença da Europa Oriental.
Em 1597, um cidadão inglês escreveu: “Se uma mulher não puder cheirar a erva aromática do alho sendo colocada ao lado da sua cama à noite, ela com certeza está grávida”.
Uso culinário
A intensidade do cheiro e do gosto do alho fresco torna-o útil nas dietas de proteção. Se você gostar do alho, certamente o adicione em uma dieta designada a proteger a si mesmo.
Alguns especialistas dizem que deveríamos comer um dente de alho fresco todos os dias para ter boa saúde. Se não quiser ou puder fazer isso, simplesmente adicione alho em sua comida todos os dias. Visualize boa saúde enquanto o cozinha e o come. Use somente alhos frescos, e nunca congelado, desidratado ou aqueles já triturados, vendidos em potes.
Usos rituais
O alho era ingerido durante os dias de festival em honra a Hécate e era deixado em encruzilhadas como sacrifício em seu nome.
Pode ser usado em ritos de purificação e para proteção contra más influências.
Usos mágicos
Antigamente, o alho era usado para proteger as pessoas contra pestes e ainda hoje é utilizado para “absorver” doenças. Simplesmente esfregue o alho descascado na parte afligida do corpo e, em seguida, jogue o alho em água corrente.
Diz-se que o alho pode ser usado na proteção contra hepatite. Para isso, bastar colocar 13 bulbos de alho no final de um cordão e pendurá-lo em volta do pescoço por 13 dias. No último dia, à meia-noite, caminha até um cruzamento, remova o colar, jogue para trás e não olhe para trás. Não sei se eu faria isso, porque, como tempo, talvez comece a cheirar, visto a grande quantidade de alho.
O alho também é um excelente protetor. Alguns marinheiros carregavam alho para se proteger durante as viagens. Soldados também usavam o alho como defesa na Idade Média, enquanto os solados romanos o ingeriam para ter coragem.
O alho é colocado na entrada das casas para não deixar que o mal entre nelas, para afastar ladrões e arrombadores, bem como pessoas invejosas. Use-o principalmente em casas novas, mas nada impede que seja usado em casas antigas também.
Ele protege contra o mau tempo, motivo pelo qual montanheses costumavam usá-lo, contra monstros e contra o sopro dos inimigos.
Quando maus espíritos estão nos arredores, morda alho para mandá-los embora ou espalhe pó de alho pelo chão (o cheiro vai ficar por um tempo ali). O alho também pode ser colocado embaixo do travesseiro das crianças para protegê-las durante o sono.
Antigamente, as noivas carregavam um bulbo de alho no bolso para ter boa sorte e para afastar o mal em seu “grande dia”.
Para remover vibrações negativas de potes e panelas, esfregue alho neles antes de cozinhar.
Quando ingerido, o alho age como indutor da luxúria (já ouvi dizer que monges e pessoas celibatárias não ingerem alho por esse motivo).
Diz-se que, quando um ímã ou uma magnetita são esfregados com alho, perdem seus poderes mágicos.
Bibliografia
CUNNINGHAM, Scott. Enciclopédia de Wicca na Cozinha. São Paulo: Gaia, 2004, p. 139.
CUNNINGHAM, Scott. Cunningham's Encyclopedia of Magical Herbs.
DUNWICH, Gerina. Wicca Garden – A Modern´s Witch Book of Magickal and Enchanted Herbs and Plants. Carol Publishing Group, 1996, p. 5, 15-16.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário