quarta-feira, 27 de junho de 2012

Vinagre de Rosas

©iStockphoto.com/Rebecca Picard
 
 
No mês de junho, vou ensinar a fazer um vinagre de rosas.

Se você for usar rosas frescas, utilize preferencialmente rosas orgânicas, que não contenham agrotóxicos, porque, obviamente, você vai usar esse vinagre em sua comida e não vai querer levar essa porcaria para dentro de você. Então, se for usar rosas frescas, separe as pétalas, lave-as e deixe-as secar. Só depois de secas é que você vai iniciar a receita.

É muito fácil. Basta colocar as pétalas de rosa em um recipiente de vidro e jogar o vinagre (que pode ser de maçã ou de vinho branco) por cima delas.  Se você for usar rosas secas, encha metade do recipiente com as rosas e encha o restante do vidro com o vinagre. Se você for usar rosas frescas, encha o vidro com as pétalas quase até a boca e complete com o vinagre. Resumindo: em ambos os casos você terá um vidro cheio de vinagre, mas, no caso das rosas secas, terá metade do recipiente de vidro com rosas e, no caso das rosas frescas, o vidro ficará cheio de pétalas.

Tampe bem o recipiente e deixe a mistura descansar por 4 a 6 semanas.

O vinagre tem a função de liberar as vitaminas da planta. No caso das rosas, ajuda a liberar substâncias anti-inflamatórias e vitamina C.

Há quem use esse vinagre para queimaduras de sol e também no rosto, como tratamento cosmético (mas é preciso diluir o vinagre em água antes de aplicá-lo na pele, em ambos os casos). Ele também pode ser usado para temperar saladas e carnes.
 

6 comentários:

Luciana Onofre disse...

Andrés "lancha" rosas =)

Green Womyn disse...

Jura, Lu? Faça um vidrinho do vinagre junto com ele então! Acho que ele vai gostar de experiência...

Na saladinha, fica uma delícia!

:-)

Rô Rezende disse...

Eu posso substituir a rosa por outras plantas? Pq tenho experimentado produtos naturais como cosméticos. Comecei com os cabelos, tenho lavado com bicarbonato de sódio e condicionado com uma mistura de vinagre, chá de alecrim e óleo de argan. Tenho gostado bastante.
Vendo sua receita pensei em usar o alecrim pra fazer esse vinagre ao invés do chá. O que acha?

Ps. Quando criança também comia rosas. As brancas. Rsrs

Beijos

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Adorei esta dica...tenho rosas brancas em casa, daquelas pequeninas, será que dá!!!
Vou tentar!
Te desejo uma ótima quarta-feira e boas energias!
Beijos...
CamomilaRosa

Green Womyn disse...

Oi, Rô. Você pode substituir as rosas para fazer o vinagre com outras ervas, sim. Eu já fiz o de alecrim e fica uma delícia!

Green Womyn disse...

CamomilaRosa, dá para usar as rosas brancas, sim, mas o gosto fica bem mais fraquinho. Não sei se você é vegetariana ou não, mas já ouvi dizer que o vinagre de rosa branca é bom para temperar frango...