Ingredientes:
2 favas de baunilha
30 gramas de damiana seca
1 xícara de vodka
1,5 xícara de água mineral
1 xícara de mel
Uma garrafa de vidro
Primeiro você vai abrir as favas de baunilha fazendo um corte longitudinal nelas. Depois de abertas, pegue uma faquinha e vá retirando o "pozinho" preto de dentro dela e colocando diretamente na garrafa de vidro.
Depois de colocar a baunilha na garrafa de vidro, acrescente a damiana e cubra tudo com a vodka.
Você vai deixar esses ingredientes macerando por 2 a 4 semanas (confesso que deixei mais tempo, por quase 2 meses). Lembre-se de dar uma sacudida na garrafa de vez em quando. Eu fiz isso todos os dias porque minha garrafa estava num local visível, mas, se você quiser, pode deixar a garrafa no escuro e sacudir a cada 2 ou 3 dias também.
Depois desse tempo, você vai coar o líquido (a vodka) e colocá-lo em um outro recipiente, mas não jogue fora a damiana que restou, porque você ainda vai usá-la.
Pegue a água mineral e coloque por cima da damiana que sobrou. A água mineral fica no lugar da vodka. Agite bem a garrafa e deixe a água e a damiana descansando por 3 dias. Não se esqueça de sacudi-la nesse período também.
À esquerda, a vodka depois de ter ficado 2 meses em contato com a damiana. À direita, a damiana que havia ficado no pote com vodka, agora com água mineral.
Depois desses 3 dias, você vai retirar a água. Agora você não vai mais precisar da damiana, então pode jogá-la na terra do seu jardim.
Essa água que ficou com a damiana você vai colocar no fogo bem baixinho com o mel. Não deixe ferver. Você só precisa misturar bem a água com damiana e o mel, e o calor vai ajudar a fazer isso.
Depois, você junta aquele líquido feito com vodka e damiana que havia colocado em outro recipiente e junta com essa água de damiana e mel, misturando bem.
Aí é só colocar numa garrafa bem bonita, deixar descansar por mais 1 mês e depois ir tomando aos pouquinhos.
Se for fazer, conte pra mim como foi aqui nos comentários. Aliás, se gostou da receita, pode deixar um comentário também.