terça-feira, 25 de setembro de 2012

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Conselhos de uma árvore



1) Mantenha-se de pé, alta e imponente.

2) Saia do limbo.

3) Lembre-se de suas raízes.

4) Beba bastante água.

5) Contente-se com sua beleza natural.

6) Aprecie a vista.

domingo, 23 de setembro de 2012

Feliz primavera!


Desejo a todas e todos que lêem este blog uma linda primavera, cheia de flores, cores e cheiros.

Que seus desejos mais profundos possam florescer e que as sementes brotem!

Na verdade, eu deveria ter escrito esse post ontem, mas eu estava fazendo coisas boas demais! Pela manhã, participei de um encontro sobre literatura infantojuvenil e conheci pessoalmente o Prof. José Nicolau Gregorin Filho, que leciona na Literatura Infantojuvenil na Universidade de São Paulo. Não sei de onde tirei tamanha cara de pau, mas até pedi a ele que me desse um autógrafo (risos).

Por coincidência, o ilustrador da série sobre árvores "Um Pé de Quê?", o Guazelli, também estava lá e ganhei dele um autógrafo no livro "Umbu". Essa série de livros é inspirada na série apresentada pela Regina Casé e tenho todos os exemplares que saíram até agora!

À tarde, participei de um encontro/piquenique com zineiras, com direito a show acústico e tudo no Centro Cultural São Paulo. Conheci pessoalmente mulheres com quem troco correspondências e e-mails há muitos anos, e revi mulheres que conheço há anos e são importantes para mim, além das novas amizades, é claro. Enfim, uma tarde prazerosíssima!


sexta-feira, 21 de setembro de 2012

3o. Cultivar - Celebrando as árvores e a natureza da cidade


Para quem estiver em São Paulo neste fim de semana, há várias atividades interessantes nos parques.

Eu já me inscrevi em algumas oficinas!

Dia da Árvore - 21 de setembro de 2012


Hoje é o Dia da Árvore. Desde criança eu me emociono com essa data, apesar de nunca ter imaginado a relação especial que tenho com elas hoje.

Em São Paulo, não houve chuva por mais de sessenta dias. Nós, seres humanos, com a respiração prejudicada e vendo nossas crianças sofrendo com problemas respiratórios, ainda assim podíamos ver os ipês amarelos que enfeitam a cidade.

Ipês amarelos, peladinhos, só flores, amarelas, iluminadas. Ficaram mais lindos ainda com o fundo azul do céu.

Hoje eu reverencio e agradeço às árvores do mundo, por acompanharem gerações e gerações, sempre nos fitando do alto de sua sabedoria.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Chaleirinha


Hoje fui à médica levar meus exames e tive uma notícia que não me agradou muito. Minha saúde não anda nada bem, e eu não tenho força de vontade para me mexer e fazer as coisas acontecerem... E o pior é que minha saúde não vai bem em várias frentes. Estão aparecendo problemas de tudo quanto é lado agora!

Voltando para casa, entrei em uma dessas lojas de produtos baratinhos e achei umas chaleirinhas (nem tão "inhas" assim... Acho que cabe quase um litro dentro delas!) lindas. Abri várias caixas de papelão, pois dentro delas havia chaleiras com vários motivos, mas a Mulher Verde só poderia levar para casa mesmo esta, da foto, verdinha e com flores.

Que essa chaleira me traga muitos bons chás, muito aconchego, muita vida!

domingo, 2 de setembro de 2012

20 razões para usar o óleo de melaleuca (ou tea tree)




Eu sou completamente apaixonada pelo óleo de tea tree (ou, aqui no Brasil, óleo de melaleuca, pois a planta que lhe dá origem tem o nome científico Melaleuca alternifolia). Para que você também possa se apaixonar por esse óleo que é eficaz contra bactéiras, fungos, vírus e ainda por cima estimula o sistema imune, resolvi traduzir um pequeno artigo de Mickey Z., publicado no Planet Green. Com esse texto, você descobrirá vinte usos para esse óleo maravilhoso. Vamos lá:
 
1) Coloque um pouquinho sobre espinhas para ajudar a secá-las.

2) É um tratamento antifúngico para pé-de-atleta, eczemas, várias infecções por fungos etc.


3) É um antisséptico que pode ser utilizado em cortes e queimaduras.


4) É um antiviral que pode ajudar a diminuir os sintomas de gripes e resfriados. Para tanto, coloque algumas gotas do óleo de tea tree na banheira.


5) Coloque o óleo em um vaporizador para ajudar a aliviar o peito congestionado.


6) Coloque uma pequena quantidade do óleo no xampu para combater piolhos.


7) Se você transpira muito e fica com mal cheiro nas axilas, use o óleo de tea tree.


8) Use o óleo para tratar sinusite.


9)  Use para combater a caspa e para hidratar couros cabeludos secos.


10) Na aromaterapia, o óleo de tea tree é utilizado para tartar resfriados, tosses persistentes, acne, dores de dente e queimaduras de sol.



Para Limpeza

11) Para criar um produto de limpeza com óleo de tea tree, misture duas colheres de chá do óleo essencial com 2 xícaras de chá de água em uma garrafa do tipo spray.

12) Outra versão de produto de limpeza: 440 ml de água com um pouco de sabão líquido e 10 gotas de óleo essencial de tea tree.


13) Misture a solução acima com sal grosso pra esfregar banheiras e azulejos dos banheiros.


14) Adicione algumas gotas de óleo essencial de tea tree na louça a ser lavada, junto com algum detergente líquido biodegradável.


15) Adicione algumas gotas de óleo essencial de tea tree na máquina de lavar roupas e irá notar que suas roupas ficarão com cheiro de limpeza por mais tempo.


16) Controle o mofo com uma solução de óleo de tea tree e água em um spray. Borrife locais propensos à umidade.


17) Remova o mofo já existente com esse mesmo spray contendo água e óleo de tea tree.


18) Para manter os germes longe de sua casa, borrife o spray acima em cadeirões de bebê, bancos de carros e outros pontos da casa em que haja grande tráfego de pessoas.

19) 15 gotas de óleo essencial de tea tree em 25o ml de água é uma mistura muito eficaz como repelente de insetos.


20) Leve um vidrinho de óleo de tea tree com você quando for acampar ou fazer trilhas.
Coloque o óleo diretamente nas picadas de insetos.