domingo, 29 de julho de 2012

As rosas, as cores e seus significados



Para trabalhar magicamente com as rosas, é necessário o conhecimento do significado de cada cor.

Elaborei abaixo um pequeno guia com esses significados, embora eu acredite que cada pessoa tenha um "código" para cores muito pessoal. Por exemplo, uma cor para mim, com base na minha experiência de vida, pode ter um significado e, para outra pessoa, um significado totalmente diferente.

Segue a tabelinha:


Rosa vermelha significa amor.
Rosa de cor rosa significa graça, simpatia, amizade. Usada para agradecer favores.
Rosa rosa-escuro (bordô) significa gratidão e beleza inconsciente.
Rosa rosa-claro significa admiração ou simpatia.
Rosa branca significa pureza, inocência ou amizade.
Rosa amarela significa um amor que morre ou um amor platônico.
Rosa de cor laranja significa paixão, entusiasmo, desejo.
Rosa borgonha significa beleza.
Rosa azul significa mistério.
Rosa verde significa calma, esperança, equilíbrio.
Rosa negra significa devoção servil, bem como separação e até morte.
Rosa púrpura significa proteção, calma, autocontrole.

PS: Sinceramente, não consigo ver muita diferença entre as cores "bordô" e "borgonha", mas como nas  fontes em que pesquisei havia os dois tipos, mantive aqui dessa maneira.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Minha Lua Nova em Câncer - 19/7/2012





Este mês, resolvi fazer algo diferente. Minha vida tem passado por um turbilhão, cheia de problemas, e eu resolvi me "aconselhar" também com as deusas. (Aliás, eu gostaria de agradecer a todas as minhas amigas

e elas sabem que elas são por toda a força que têm me dado nesse período difícil pelo qual estou passando.)

Para esta lunação, que apareceu foi Kali Ma. Em geral, tenho um pouco de receio das deusas negras, principalmente desta, que é destruidora, mas um dos aprendizados que ela me trouxe é que, primeiro, é preciso destruir o que não faz mais sentido em nossa vida para que o novo possa florescer.

Usei o Oráculo Sagrado das Deusas, de Kris Waldherr e, na carta, o conselho é:

Deixe o velho ir embora.
Algo melhor o espera.

Depois de ler essas duas pequenas frases, meu coração se acalmou. O apego, que é algo que tenho muito forte dentro de mim, começou a se dissipar um pouco. A vida ficou um pouco mais leve.

As palavras-chaves para essa lunação são: destruição, construção e renovação. Nada mais adequado. Eu não poderia agradecer mais.

Segue agora texto do livro sobre a deusa:

Kali Ma, uma poderosa deusa hindu, é amplamente cultuada na Índia. Ela é considerada a personificação do tempo, que tudo destrói. Embora muitas vezes temida, Kali Ma é necessária à vida. A aceitação de Kali Ma é um reconhecimento de que a vida não pode existir sem a morte; a morte oferece uma oportunidade para que um novo crescimento surja do velho. Muitas vezes a deusa é invocada para proteção contra a doença e seus fenônemos destrutivos.


A aparência de Kali Ma é assustadora. Sua forma é negra e ela usa um colar de crânios e um cinto de braços humanos. Sua apresentação aterradora sugere os temores que os homens trasnferem para os outros quando resistem à mudança. Quando aceita, Kali oferece uma oportunidade para grande expansão.


Bibliografia:

Walder, Kris. Oráculo Sagrado das Deusas. São Paulo: Pensamento, 2009, p.74.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Vinagrete de Erva-Doce


Estamos de férias e ontem resolvi fazer um molhinho diferente, então pensei em preparar o vinagrete de erva-doce que vi outro dia em uma revista. Meu marido foi à feira e comprou a erva-doce fresquinha, então à noite foi só apreciar esse vinagrete diferente...


Ingredientes:


1 ou 1/2 talo de erva-doce (depende da quantidade de pessoas que você vai servir)

1/2 ou 1 copo de suco de laranja (eu usei laranja-lima)



azeite a gosto


sal a gosto


Modo de fazer:


Pique a erva-doce bem fininha, jogue o suco por cima e tempere com o azeite e o sal. Você também pode colocar pimenta-do-reino moída na hora se quiser.


Fica bem gostoso!!!

terça-feira, 3 de julho de 2012

Minha Lua Cheia em Capricórnio – 3/7/2012


Segundo a Barbara Abramo, no Twitter, esta Lua Cheia em Capricórnio tem maior influência em Áries, Libra, Câncer ou Capricórnio. Para os outros signos, será neutra.

Para mim, esta Lua Cheia tem dois significados especiais: responsabilidade e consciência em relação a mim mesma (tanto física quanto mentalmente). Que cuidados devo ter comigo e com minha saúde? Não está na hora de marcar exames, de parar de adiar o exercício físico, de adiar uma alimentação mais saudável?

Não será este o momento de aproveitar e fazer sopinhas para mim e para a minha família nas noites frias de inverno? Porque isso também é cuidado, também é cuidar. Cuidar do outro também é cuidar de mim.

Se eu não cuidar de mim, como vou continuar perto daqueles que amo? Como vou ajudar a cuidar de quem eu amo? Melhor ainda: preciso ensinar aqueles que eu amo a se cuidarem pelo meu próprio exemplo.

Uma frase muito interessante, retirada de um livro que li há alguns dias, ilustra esse meu momento:

"Enquanto tua vida for para os outros mais valiosa do que tua morte, é teu dever preservá-la."

Sempre tenho uma vontade muito grande de aprender, mas sinto que também chegou minha hora de ensinar.

E hoje, com meu filho e meu marido em férias, vou celebrar essa Lua Cheia mais perto da natureza, no parque.

PS: Logo tem Mercúrio retrógrado de novo, pessoal! Agora vai de 15 de julho a 8 de agosto!!!