sábado, 30 de abril de 2011

Segunda Vermelha 2011





Em razão da campanha Segunda Vermelha 2011, deixo aqui, para download, o número 4 do meu fanzine, Maria Sogna Tutte le Notti, para quem se interessar. Este ano a Segunda Vermelha será comemorada em 2/5/2011, ou seja, uma segunda-feira antes do Dia das Mães.



Vale dizer que este número é especial e traz textos publicados neste blog, em formato PDF, bem como alguns textos inéditos, além de dicas de leitura etc.

Se você gostou do fazine, deixe um recadinho aqui no blog ou mande um e-mail para mim....

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Sabugueiro (por Scott Cunningham)

Foto: Danielle Sales (abril de 2011)



Nome científico: Sambucus canadensis


Gênero: feminino

Planeta: Vênus

Elemento: água

Divindades: Holda, Vênus

Poderes: exorcismo, proteção, cura, prosperidade, sono


Usos rituais

O sabugueiro era suado em rituais fúnebres em um local chamado Long Barrows (monumento pré-histórico da época do Neolítico) na antiga Inglaterra. O sabugueiro era sagrado para muitas figuras de Deusas Mães devido a suas flores brancas. Acreditava-se que bruxas e espíritos habitavam dentro de um sabugueiro; isto porque ele sangrava na seiva vermelha quando era cortado. Antes de derrubar um sabugueiro, a seguinte fórmula era recitada:

"Senhora Ellhorn, doe sua madeira,
E eu lhe darei a minha,
Quando uma árvore eu me tornar."


Esses versos eram recitados de joelhos diante da árvore antes de fazer o primeiro corte, permitindo assim que a bruxa ou o espírito que habitasse ali dentro tivesse tempo de deixar o interior desta.


Usos mágicos


Se for usado, o sabugueiro impede agressores de qualquer tipo. Pendurado na porta de entrada e nas janelas, ele mantém o mal longe de casa. Ele também tem o poder de forçar qualquer mago maligno de liberar quaisquer encantamentos ou feitiços que possa ter sido lançado contra uma pessoa. As vagens, quando carregadas magicamente, protegem do mal e da negatividade. Cultivado no jardim, o sabugueiro protege a cada contra devastações de feitiçaria e funciona como escudo contra raios.

Para abençoar um lugar, pessoa ou objeto, espalhe as folhas e as vagens de sabugueiro aos quatro ventos no nome da pessoa ou objeto a ser abençoado. Depois disso, espalhe um pouco mais de sabugueiro sobre a pessoa ou objeto e estará feito!

Para afastar a febre, sacuda galhos de sabugueiro no chão enquanto se mantém em completo silêncio. Dores de dente podem ser aliviadas ao se mascar um galhinho de sabugueiro e depois colocá-lo na parede, dizendo:

"Saia, espírito maligno!"

Acreditava-se, antigamente, que maus espíritos pudessem causar dores de dente.

Para prevenir o reumatismo, amarre um galho de sabugueiro em três ou quatro nós e carregue-o no bolso.

Verrugas também podem ser curadas esfregando-se nelas um galho de sabugueiro verde, que depois deverá ser enterrado para que apodreça na lama.

Cultivado perto de casea, o sabugueiro concede prosperidade para a casa, e os galhos colocados sobre a casa protegem contra cobras e ladrões.

O sabugueiro é utilizado em cerimônias de casamento para trazer boa sorte ao casal, e mulheres grávidas beijam a árvore para trazer bons augúrios à criança que vai nascer.

Coloque vagens de sabugueiro debaixo do travesseiro se tiver dificuldades para dormir. Elas permitirão um sono tranquilo e leve.

Carregue o sabugueiro com você para prevenir o desejo de cometer adultério.

Faça flautas com os galhos e invoque os espíritos com sua música. Melhor se for feito à meia-noite, em um local deserto longe dos assombros humanos.

Muitas pessoas acham que é perigoso queimar a madeira do sabugueiro, e alguns ciganos proibiam estritamente seu uso como lenha para fogueiras. No entanto, magos usaram sua madeira em varinhas e bastões por séculos.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Sabugueiro

Acima, as flores de sabugueiro que colhi na semana passada.



Há alguns anos, comprei um pezinho, bem pequeninho, de sabugueiro numa loja que vende mudas orgânicas. Depois de passar um tempo murchinho, o sabugueiro deu uma de doido e cresceu pra chuchu. Deve estar com uns 2,5 metros, o meu bonitinho.

Para que serve? Para febre, catapora, sarampo, escarlatina. Sempre em banho.

E, segundo aprendi com minha professora-mestra-herbalista, é uma erva boa para a saúde da mulher em geral. Em níveis energéticos, é muito interessante para aquelas mulheres que estão em dúvida entre ficar em casa, cuidando da família, dos filhos e do marido, ou se jogar no mundo profissional.

Mas por que estou falando do sabugueiro? Porque minha casa está sendo reformada, na parte externa, e "surgiu" a possibilidade de termos de cortar o coitadinho do sabugueiro. Quase enlouqueci, ainda mais quando lembrei da lenda que diz que dentro de todo sabugueiro mora uma bruxa que foi queimada na Inquisição. Também se diz que, no quintal de casa, protege de feitiços e males em geral.

A solução? Uma poda bem boa na arvorezinha, mas só depois que eu e meu filho colhemos todas as flores. Com elas, de uma parte fiz um elixir (na verdade, um xaropinho) e, de outra, sequei para fazer banhos depois, quando necessário.

No mesmo fim de semana, fui assistir ao último filme da série Harry Potter e adivinha quem aparece lá? Se você disse "uma varinha de sabugueiro", acertou.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Motherpeace




Quem é mais chegado sabe que eu não consigo me dar bem com o tarô. Acho difícil de aprender a manuseá-lo, e sei que daí vem essa minha negação. No entanto, adoro a arte deles e, por isso, tenho alguns decks em casa. Compro mais pela beleza do que pelo oráculo em si.

Estou falando disso porque hoje eu queria agradecer a um oráculo. Queria agradecer ao Motherpeace, por tudo o que ele vem me dizendo desde que começou nossa relação. Focado no feminino, ele pode não ter a arte mais bonita do mundo, mas fala fundo no meu coração.

Ele, com o livro "Mãe Paz", de Vick Noble, trazem conforto nas horas em que eu preciso e, às vezes, até me mostram coisas que eu não gostaria de saber. Fazem com que eu pense, reflita e aja. São companheiros que às vezes ficam afastados por um tempo, guardados na minha cestinha de oráculos, mas sei que, quando preciso deles, eles não me deixam na mão.

Motherpeace, obrigada por tudo.

sábado, 2 de abril de 2011

Dia Internacional do Livro Infantil - 2 de abril de 2011



Hoje, 2 de abril, é o Dia Internacional do Livro Infantil. Sugiro as seguintes ações:

1) Dê um livro de presente a uma criança.

2) Leia um livro para uma criança.

3) Leve uma criança para conhecer uma biblioteca.

4) Mesmo que seja adulto, comemore a data lembrando sua infância e leia um livro infantil.

5) Escreva sobre o livro infantil que marcou sua vida. Você pode deixar aqui nos comentários o nome desse livro, por exemplo. Vou adorar saber qual o seu livro infantil preferido (e o dos seus filhos também, se você os tiver, é claro!) e você só vai descobrir o meu se for dar uma olhada nos comentários! Hehehehehe!

Para não ficar só dando sugestões (rs), vou colocar todas as sugestões em prática.

Feliz Dia Internacional do Livro Infantil!