Foto: Danielle Sales (abril de 2011)
Nome científico: Sambucus canadensis
Gênero: feminino
Planeta: Vênus
Elemento: água
Divindades: Holda, Vênus
Poderes: exorcismo, proteção, cura, prosperidade, sono
Usos rituais
O sabugueiro era suado em rituais fúnebres em um local chamado Long Barrows (monumento pré-histórico da época do Neolítico) na antiga Inglaterra. O sabugueiro era sagrado para muitas figuras de Deusas Mães devido a suas flores brancas. Acreditava-se que bruxas e espíritos habitavam dentro de um sabugueiro; isto porque ele sangrava na seiva vermelha quando era cortado. Antes de derrubar um sabugueiro, a seguinte fórmula era recitada:
"Senhora Ellhorn, doe sua madeira,
E eu lhe darei a minha,
Quando uma árvore eu me tornar."
Esses versos eram recitados de joelhos diante da árvore antes de fazer o primeiro corte, permitindo assim que a bruxa ou o espírito que habitasse ali dentro tivesse tempo de deixar o interior desta.
Usos mágicos
Se for usado, o sabugueiro impede agressores de qualquer tipo. Pendurado na porta de entrada e nas janelas, ele mantém o mal longe de casa. Ele também tem o poder de forçar qualquer mago maligno de liberar quaisquer encantamentos ou feitiços que possa ter sido lançado contra uma pessoa. As vagens, quando carregadas magicamente, protegem do mal e da negatividade. Cultivado no jardim, o sabugueiro protege a cada contra devastações de feitiçaria e funciona como escudo contra raios.
Para abençoar um lugar, pessoa ou objeto, espalhe as folhas e as vagens de sabugueiro aos quatro ventos no nome da pessoa ou objeto a ser abençoado. Depois disso, espalhe um pouco mais de sabugueiro sobre a pessoa ou objeto e estará feito!
Para afastar a febre, sacuda galhos de sabugueiro no chão enquanto se mantém em completo silêncio. Dores de dente podem ser aliviadas ao se mascar um galhinho de sabugueiro e depois colocá-lo na parede, dizendo:
"Saia, espírito maligno!"
Acreditava-se, antigamente, que maus espíritos pudessem causar dores de dente.
Para prevenir o reumatismo, amarre um galho de sabugueiro em três ou quatro nós e carregue-o no bolso.
Verrugas também podem ser curadas esfregando-se nelas um galho de sabugueiro verde, que depois deverá ser enterrado para que apodreça na lama.
Cultivado perto de casea, o sabugueiro concede prosperidade para a casa, e os galhos colocados sobre a casa protegem contra cobras e ladrões.
O sabugueiro é utilizado em cerimônias de casamento para trazer boa sorte ao casal, e mulheres grávidas beijam a árvore para trazer bons augúrios à criança que vai nascer.
Coloque vagens de sabugueiro debaixo do travesseiro se tiver dificuldades para dormir. Elas permitirão um sono tranquilo e leve.
Carregue o sabugueiro com você para prevenir o desejo de cometer adultério.
Faça flautas com os galhos e invoque os espíritos com sua música. Melhor se for feito à meia-noite, em um local deserto longe dos assombros humanos.
Muitas pessoas acham que é perigoso queimar a madeira do sabugueiro, e alguns ciganos proibiam estritamente seu uso como lenha para fogueiras. No entanto, magos usaram sua madeira em varinhas e bastões por séculos.