Mais de uma pessoa já me pediu para ensinar a fazer tintura. Uma vez, coloquei aqui no blog que, se eu recebesse uma quantidade considerável de comentários num certo post solicitando como aprender a usar essa técnica, eu a ensinaria. Como quase ninguém se interessou, eu deixei pra lá. Mas agora deu vontade de ensinar (rs).
Bom, para começar, vamos dizer que não existe um jeito certo ou errado de fazer tinturas. Já fiz muitos cursos de herbalismo nessa vida e cada professor ensina a fazer de um jeito.
Por exemplo, já aprendi que você deve usar 25% de erva fresca, adicionar álcool de cereais a 96% e deixar 10 dias em local escuro e arejado. Tem gente que já diz que é melhor que o lugar seja escuro e quente. Tem gente que usa vodka no lugar do álcool de cereais. Tem gente que manda usar a erva seca. Tem livro que diz que a mistura deve ser mantida por um ciclo lunar.
Diante de tantas opções, vou ensinar do jeito que eu estou acostumada a fazer:
1) Antes de jogar a erva no vidro, eu dou uma mexida nela no pilão, mentalizando bem o que eu espero obter com aquela tintura e com a ajuda daquela erva. Obviamente, você deve escolher uma erva que tenha correspondência com sua necessidade, seja ela de saúde ou mágica.
2) Coloco num vidro (limpo, esterilizado e totalmente seco) 3/4 da erva seca. Hoje, por exemplo, usei erva-de-são-joão.
3) Cubro essa erva com vodka.
4) Dou uma boa mexida na mistura que é para as ervas todas "mergulharem" no líquido.
5) Coloco uma etiqueta com a data em que fiz a tintura e nome da erva antes de guardá-la.
6) Deixo o pote de vidro com a erva e a vodka debaixo da pia e vou cachoalhando de vez em quando (tinturas com plantas frescas não precisam ser chacoalhadas). Tem gente que diz que ela deve ser chacoalhada diariamente, mas eu nunca lembro de fazer isso todo dia.
7) Depois de seis semanas, eu coo o líquido, espremendo bem as ervas. Se você estiver fazendo uma tintura com uma raiz, é bom deixar por dez semanas.
8) Por fim, deve-se guardar o líquido num vidro menor e que tenha conta-gotas.
Para adultos, pode-se tomar de 20 a 40 gotas de tintura por dia, embora eu ache que 20 gotas estão de bom tamanho. Gosto de tomá-las, particularmente, quando estou com preguiça de fazer chás (rs).
Por sua natureza concentrada, as tinturas agem mais rápido. Recomenda-se tomá-las nos casos em que for necessário "sedar" ou "estimular".
É importante dizer que as tinturas duram até dois anos.