domingo, 28 de fevereiro de 2010

Rosas - Simbolismo



Estava com uma saudade danada de escrever aqui no blog. Hoje, vendo que 73 pessoas acompanham o blog, resolvi escrever um pouco sobre o simbolismo das rosas, de acordo com um livro que acabei de ler. Espero que curtam!

=========================

As rosas sempre simbolizaram a beleza, o amor e a fertilidade. Sagradas a Afrodite e Vênus, normalmente eram plantas nos túmulos pelos romanos, que as consideravam um símbolo de renascimento. Outros povos as associavam com a inocência e diz-se que seus espinhos aparecem quando o mal chegou ao mundo. No Islã, as rosas são associadas ao paraíso.

Na tradição cristã, a rosa simboliza a pureza e a beleza da Virgem Maria, assim como os espinhos simbolizam seu sofrimento ao ver seu filho crucificado. As de cor vermelha simbolizam os mártires que morreram pela fé cristã, enquanto as brancas simbolizam a pureza de coração. Uma antiga lenda cristã diz que, até que Adão e Eva tivessem sido expulsos do Jardim do Éden, as rosas não apresentavam espinhos. Segundo essas mesmas lendas, Deus adicionou os espinhos às rosas para lembrar as pessoas de que elas não mais viviam em um mundo perfeito.

Uma outra lenda diz que, originalmente, só havia rosas brancas, e algumas se tornaram vermelhas depois de terem sido manchadas com sangue. Que sangue era esse? Ele varia de acordo com as diferentes mitologias:

a) os gregos achavam que era o sangue de Adônis ou Afrodite;

b) os cristãos acham que é o sangue de Jesus;

c) os mulçumanos acreditam que esse sangue seja proveniente de Maomé.