quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

A Rosa - Parte 2 - Mais Usos Mágicos





Esta é uma das últimas postagens sobre rosas e vou escrever um pouco mais os usos mágicos desta flor que simboliza amor, beleza e fertilidade, além de falar um pouco dos mitos que envolvem esta maravilhosa flor. Outros usos mágicos da rosa podem ser encontrados aqui.

Sagrada a Afrodite e Vênus, esta flor pode ser usada, magicamente falando, nos seguintes casos: feitiços de amor, desenvolvimento de poderes psíquicos, cura, divininação amorosa, para ter sorte, proteção, amizade, para representar amor incondicional, ter paz, harmonia, tranquilidade, sonhos proféticos, desenvolver espiritualidade, fazer divinações em geral, ter equilíbrio, criatividade, fazer banimentos para medos em geral (porque a rosa também é considerada uma planta da coragem), para questões de saúde e para ter sorte. Muitos usos, não?

Os zoroastristas associavam as rosas à inocência e acreditavam que seus espinhos só existiam depois que o mal veio ao mundo (aliás, há uma lenda cristã que diz que, até Adão e Eva "desobedecerem" Deus, as rosas não tinham espinhos). No Islã, a rosa é associada à idéia de paraíso. 

Ah, e você sabia que os romanos jogavam rosas nas tumbas? Eles o faziam porque as flores também são símbolos de morte e renascimento. Talvez por isso se tenha o costume de jogar flores sobre o caixão dos mortos...

No cristianismo, a rosa é símbolo da pureza e da beleza de Maria (seus espinhos simbolizam seu sofrimento ao presenciar a cruxificação de seu filho), e mais especificamente de Santa Maria Madalena. Antes, era associada a Baco e Vênus.

Reza a lenda que inicialmente só havia rosas brancas mundo, mas cada mito deu-lhe um jeito de ser pintada de vermelho. No cristianiasmo, a rosa vermelha é o sangue de Jesus. Na mitologia grega, a rosa branca foi tingida com o sangue de Adônis ou Afrodite. Os mulçumanos acham que o sangue da rosa vermelha veio de Maomé.

Lendo sobre a flor, também descobri que a deusa hindu Lakshmi nasceu de uma rosa. 

Em minha experiência pessoal, gosto de usar as rosas para banhos relacionados à questão da autoestima,principalmente para fazer meu self-blessing. Também há registros de que mulheres com “problemas sexuais” devem inalar o aroma de uma rosa e fazer visualizações com esta flor.

Para ter relacionamentos duradouros, experimente plantar rosas no dia em que casar com uma pessoa. Cuide das rosas do seeu jardim assim como cuida de seu relacionamento.

Como a rosa é uma planta de Vênus, seus poderes são potencializados se utilizada numa sexta-feira.

Gostaria de dedicar este post a Katharina Dupont e Chris Wolf, que compartilham comigo um amor imenso às rosas!

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Madressilva








Fotos de Kayne Edan Dè Dannan, que me pediu gentilmente para escrever sobre a madressilva...




Madressilva

Nome científico: Lonicera caprifolium

Gênero: masculino

Planeta regente: Júpiter

Direção: norte

Elemento: terra

Quem é capaz de não ceder aos encantos da madressilva, esta trepadeira com flores tão delicadas e odor tão marcante, de origem asiática, mas bem cultivada em nossos solos tropicais?

Diz a lenda que, assim que você levar uma madressilva para sua casa, haverá um casamento. Também se diz que colocar um vaso com madressilva perto de sua cama faz ter sonhos de amor e romance. Sendo assim, quem duvida que a madressilva pode ser considerada uma planta do amor?

Scott Cunningham ensina três usos básicos da madressilva, a saber:

1.  Para atrair dinheiro, faça um círculo com velas verdes e madressilva, ou então coloque um vaso com madressilvas dentro de casa com esse propósito.

2.   Para aumentar seus poderes psíquicos, esmague levemente flores frescas de madressilva, depois esfregue-as na testa.

3.   Caso uma madressilva cresça perto de sua casa, ela lhe trará boa sorte. Se estiver crescendo perto da porta, manterá a febre longe da casa.

Como floral, a madressilva ajuda aquelas pessoas que costumam viver do passado, com muita nostalgia, e não conseguem se situar no presente.

Na linguagem das flores, significa “esta é apenas uma pequena mostra do meu amor”. Já na linguagem dos sonhos, a madressilva significa que haverá lágrimas em sua vida, mas que serão rapidamente substituídas por sorrisos. Alguns autores dizem que sonhar com madressilva significa que haverá contentamento e prosperidade na vida daquele que sonha com ela. Outros dizem ainda que, caso uma mulher recém-casada sonhe com a madressilva, seu casamento irá durar muitos anos.

Crianças devem ter especial cuidado com a madressilva, pois, caso ingerida, provoca problemas gastrointestinais e cólicas.

A madressilva também pode ser usada em feitiços de amor. Promove também a rapidez de pensamento e ajuda a fixar informações na memória. Use também em rituais de prosperidade e faça sachês para atrair dinheiro.



Fontes:

Scott Cunningham. Magical Herbalism. p. 167-168.

A Witches Herbal Reference - http://health.groups.yahoo.com/group/EatYourWeeds/message/63

Scott Cunningham. Magical Herbalism. p. 110.

Claire Nahmad. Garden Spells - The Magic of Herbs, Trees, and Flowers.

http://www.magialuna.net/h.html

http://www.naturalstandard.com/index-abstract.asp?create-abstract=/monographs/herbssupplements/patient-honeysuckle.asp

http://www.cyberstreet.com/users/unicorn/corresp.htm