sábado, 25 de setembro de 2010

Motherpeace - Carta da Lua Cheia em Áries

Nessa última Lua Cheia, quis saber sobre os rumos do meu trabalho, e eis que sai o Quatro de Copas do Motherpeace:

"O Quatro de Copas representa o momento de esclarecer, refinar e apurar até obter a verdade singela. Os sentimentos estão feridos e as coisas parecem não ir bem [acertou!]; então é chegada a hora de averiguar o que há de errado e transformá-lo. A personalidade precisa despir-se e submeter-se a uma purificação. A figura da carta parece ter voltado as costas a nós como que rejeitando ajuda exterior - tem de fazer o trabalho sozinha.

"A água do rio que corre para o oceano será seu auxílio. Com cuidado, toca com os pés a água fria da corrente e começa a vadear, permitindo que a torrente purifique e revitalize suas emoções. Provavelmente, ao concluir o ritual de purgação, deitar-se-á sobre a areia tépida e imaginará novas oportunidades.

"Ela ingressou num período de incertezas, como o local em que as águas do rio e do oceano se encontram, o ponto em que a água doce remoinha no sal. Essas épocas podem ser utilizadas para reavaliarmos nossa vida e nossos relacionamentos. Se houver lágrimas, elas cairão despercebidas na água, permitindo o livre fluxo dos sentimentos que curarão todas as feridas. Dando tempo ao tempo e atinando para o que se passa conosco, a confusão vai se dissipando, a claridade retorna."

Do livro "Mãe Paz", de Vicki Noble, publicado pela Editora Nova Era em 1998.





sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Jardinagem e Primavera

É primavera
Conheça as flores que são a cara da estação
http://delas.ig.com.br/casa/jardinagem/e+primavera/n1237776119484.html


Os aromas da primavera
Aproveite a estação para deixar a casa naturalmente perfumada
http://delas.ig.com.br/casa/jardinagem/os+aromas+da+primavera/n1237774681164.html


Jardim pronto para a primavera
Saiba como deixar suas plantas prontas para a estação mais florida do ano
http://delas.ig.com.br/casa/jardinagem/jardim+pronto+para+a+primavera/n1237774659793.html


O barato da primavera
20 opções de flores para deixar a casa florida com menos de R$ 15
http://delas.ig.com.br/casa/jardinagem/o+barato+da+primavera/n1237776790673.html#11

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Firebird, de Igor Stravinsky

Quando meu filho nasceu, chegou em casa, por meio de alguém que não lembro, um VHS do filme Fantasia 2000, da Disney. Fui criada pela minha mãe para não gostar da Disney (só da Turma da Mônica, rs), mas mesmo assim assisti à fita várias vezes com ele.

Um dos trechos me chamou muito a atenção, e eu ainda nem sabia que eu era bruxa. Foi a parte da primavera, com a música colossal "Firebird", de Igor Stravinsky. Desde esse dia, eu celebro a chegada da primavera com esse vídeo, mas esta é a primeira vez que compartilho isso aqui no blog.

Esse vídeo sempre me faz chorar. Ele me faz chorar porque me dá esperanças. Porque, depois de todos os maus momentos, podemos ter esperança de que dias melhores e mais cheios de sol virão. De que podemos ser seres humanos melhores.

Para vocês, leitores e amig@s, deixo uma FELIZ PRIMAVERA. Que todos possam se renovar!

video

sábado, 18 de setembro de 2010

Faxina de Primavera 4




Agora que você já limpou sua casa, que tal limpar seu corpo, que nada mais é do que sua primeira e primordial casa? Sim, você também pode fazer uma faxina de primavera em seu corpo!

Para começar, antes de tudo, quero dizer que não sou fã dessas intoxicações radicais, conforme escrevi num post antigo, Crianças e chás. Não faça loucuras, jejuns sem orientação ou algo do tipo, pois pode ser perigoso para sua própria saúde.

Vamos lá: durante o inverno e o outono, costumamos comer mais e, por isso, nosso corpo tem chances maiores de apresentar mais toxinas. Uma das maneiras de nos livrar das toxinas é "limpando" nosso fígado, com ervas como dente-de-leão, por exemplo.

Algumas dicas para limpar seu organismo:

1) Beba bastante água todos os dias, ainda mais se vc mora em cidades poluídas e secas, como São Paulo.

2) Siga uma dieta com alimentos das mais variadas cores. Coma frutas e legumes, prefencialmente da estação e, se for possível, orgânicos. Bardana é um ótimo desintoxicante do fígado.

3) Receba massagens, usesaunas, tome banhos de ervas. Ao tomar banhos de ervas, faça uso de visualizações e imagine toxinas e pensamentos ruins saindo de seu corpo. Depois, visualize seu corpo, já limpo, sendo protegido. Ervas para os banhos de limpeza: dente-de-leão, alho, tansagem, cáscara sagrada. Note que essas ervas são para uma limpeza mais física. Para limpezas espirituais, tentarei escrever um outro post.

4) Evite tomar café e ingerir açúcar ou álcool uma semana antes do Equinócio de Primavera.

5) Faça algum tipo de exercício físico.

6) Durma ao menos 8 horas por noite.

Espero que, com essas dicas, você entre na Primavera, dia 23 de setembro, com as melhores vibrações!!!!!

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Faxina de Primavera 3



Neste post, vou falar de como fazer a limpeza de sua casa utilizando "cheirinhos", que podem ser óleos essenciais, incensos, ervas ou defumações. Afinal, não é de hoje que sabemos que, nas antigas culturas, alguns odores poderiam mudar completamente o ânimo das pessoas e até mesmo aumentar a percepção destas.

A seguir, apresento alguns óleos essenciais e suas correspondências:


*Lavanda: relaxante, calmante, limpa e purifica.

*Limão: estimulante, refrescante, anima, limpa e diminui o estresse.

*Alecrim: protege, purifica, refresca e estimula a mente.

*Bergamota: refresca, anima, diminui tristeza e depressão, além de ansiedade e estresse.

*Sândalo: relaxa, purifica e equilibra as emoções.

*Gerânio: anima e dá suporte para fortes energias.

*Laranja: anima, revitaliza e diminui a insônia.

*Junípero: purifica profundamente, limpa, protege e clareia a mente.

Óleos essenciais são caros e você não precisa usar somente eles para limpar sua casa. Você pode comprar incensos ou mesmo fazer um chá forte da erva e usá-lo para limpar o chão ou gavetas, por exemplo (mas não use o mesmo pano para passar no chão e nas gavetas, por favor - rs).

Uma coisa que adoro fazer é um chá bem forte de alecrim, que jogo na água do balde e enxaguo o pano de chão. A sensação é de que sua casa está sendo inteirinha purificada pela erva.

Também gosto de jogar água quente na lixeirinha da cozinha e pingar nela 3 gotinhas de óleo essencial de tea tree. Desinfeta e deixa um cheirinho de limpeza bem gostoso.

Experimente!

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Livros da viagem ao México







E a viagem de trabalho ao México rendeu a compra de dois livros... Não estava nos planos visitar uma livraria, mas "encontrei" uma no meu caminho e só pude ficar lá dentro pouco mais de 5 minutos, pois aquele passeio não estava nos planos da pessoa que me acompanhava.

Apesar da curta estada, considero o saldo positivo. ;-)

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Lua Nova em Virgem - 8 de setembro de 2010

Esta é uma lua para se pensar em auto-cura, por meio de temas como nutrição, exercícios, equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, como iniciar hábitos saudáveis e continuar mantendo-os, medicina preventiva e conexão entre corpo e mente.

Pelo que pesquisei, também é uma lunação dirigida ao trabalho e à perfeição (e este é um conceito que podemos discutir aqui, no espaço para comentários: o que é perfeição para você? Ela é boa para as mulheres ou para os homens? Como você lida com ela?).

Em resumo, a Lua Nova em Virgem é boa para:

- Estudar, aprender, treinar e transformar suas paixões em ações práticas
- Aprender sobre ervas medicinais de cura
- Aprofundar-se nos mistérios antigos
- Focar no seu auto-aperfeiçoamento
- Renovação

Deusas para se trabalhar nesta lunação: Perséfone / Mulher Que Muda (Changing Woman)

Virgem também representa o nosso GPS interno, sincronizando o corpo e a mente, e uma sessão de yoga, uma refeição saudável ou uma massagem seriam formas apropriadas de celebrar essa Lua Nova.

A seguir, três dicas para a Lua Nova em Virgem, retiradas do blog My Magickal Musings, de Stella Seaspirit:

- Mantenha-se consciente em relação ao momento presente. Como está se sentindo? O que está pensando?

- Comece a identificar onde você está neste exato momento. Não foque no ontem, no ano passado ou em dez anos atrás. Escreva um parágrafo sobre quem você é agora.

- Aonde você quer chegar, seja em questões de saúde, na sua vida pessoal, espiritualmente, no amor, socialmente ou na sua carreira?

terça-feira, 7 de setembro de 2010

1ª Semana Cultural das Árvores - Setembro de 2010

Foto de Maria Dilma Kohl

VEJO VOCÊS LÁ!!!!

Setembro é um mês importante para chamarmos a atenção do público em geral para a sustentabilidade. No dia 21 de setembro é comemorado no Brasil o Dia da Árvore; no dia 22 comemora-se o Dia Mundial Sem Carro, e no dia 23 começa a Primavera.


Para celebrar essas importantes datas, entre os dias 21 e 26 de setembro será realizada a 1ª Semana Cultural das Árvores, com diversas atividades como caminhadas, observação de pássaros, danças circulares e plantio de árvores em diversos pontos da cidade. Segue release do evento:


O Árvores Vivas, que visa orientar e divulgar informações e curiosidades sobre as árvores nas cidades, criou e organiza a 1ª Semana Cultural das Árvores (http://semanaculturalarvores.wordpress.com), evento que acontece de 21 a 26 de setembro de 2010, no Parque da Luz e região, Praça do Ciclista e Praça Rafael Sapienza na Vila Madalena. Contando com o apoio de iniciativas como o Movimento Bandeirante, Pedal Verde, Fauna Florensis e da consultora Sandra Siciliano.

Com o lema LUZ + VERDE, a primeira Semana Cultural das Árvores busca fortalecer o pilar ambiental da cidade, promovendo vivências de apreciação e conhecimento sobre a natureza. A partir do principio “cuidamos melhor daquilo que conhecemos”, o evento traz diversas expressões culturais e conhecimentos sobre as árvores nos grandes centros urbanos e abrange o dia da árvore (21), dia mundial sem carro (22) e o inicio da primavera (23).

A maior parte da programação acontece no Parque da Luz, considerado o parque mais antigo da cidade. Inaugurado em 1825, era ponto de encontro de famílias, palco para festas, saraus e bandinhas que se apresentavam no coreto.

São diversas atividades de integração como:

PASSEIO VERDE,
1.o PIC NIC DE TROCAS DE MUDAS E SEMENTES DAS ESTAÇÕES,
ENCONTROS COM OS CUIDADORES DO VERDE DA CIDADE,
AÇÃO LIMPE O MUNDO DO MOVIMENTO BANDEIRANTE,
PLANTIO DE ÁRVORES,
CUIDADOS COM A PRAÇA DO CICLISTA,
PEDAL VERDE,
OBSERVAÇÃO DE AVES NO PARQUE DA LUZ,
EXPOSIÇÃO DE FOTOS
FRUTOS E SEMENTES DAS ÁRVORES DO PARQUE
FOTO, PINTURA, DESENHOS E ARTE INSPIRADA NAS ÁRVORES DO PARQUE,
DANÇA CIRCULAR,
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Serão cerca de 36 mil freqüentadores usuais por semana no Parque da Luz, além do encontro na Praça do Ciclista, localizada na Av. Paulista, e plantio do pau-brasil, na Praça na Vila Madalena, com a presença do artista plástico Vitor Matuck.

CONTATO MAIORES INFORMAÇÕES:
JULIANA GATTI PEREIRA – 9502.7947 juliana@arvoresvivas.com.br

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Faxina de Primavera 2

Olá, querid@s! Desculpem-me pela demora para postar, mas estou viajando a trabalho e só agora consegui parar para escrever um pouquinho (são duas da manhã e preciso estar de pé daqui a exatamente quatro horas!).

Por aqui, durante a semana que passou, andei faxinando os armários, doando roupas, sapatos... E vocês? Conseguiriam iniciar a faxina de primavera?

Depois de fazer essa limpeza em seus armários, limpe sua casa: os quartos, o banheiro, cozinha, aquele quartinho da bagunça, quarto das crianças, garagem, sala etc.

À medida que for limpando cada cômodo, vá imaginando que está limpando o local não apenas física, mas também espiritualmente. Capriche nessa limpeza, não vá colocando sujeira para baixo do tapete. Não engane a si mesm@.

Para fazer essa limpeza, você pode utilizar produtos não não fazem mal para a saúde e para a natureza. Sabão caseiro, água, bicarbonato de sódio, vinagre, suco de limão e óleos essenciais de limão e tea tree (melaleuca) podem ser grandes alidados na sua "faxina verde".

Você sabia, por exemplo, que o vinagre branco mata bactérias e vírus, além de tirar mofo?

No site http://www.ipemabrasil.org.br/receita.htm, você encontra várias receitas de produtos de limpeza ecológicos.